Maioria da população é alcançada pelo Programa de Saúde da Família
O PSF em Aracaju existe desde 1998. No início da primeira administração do prefeito Marcelo Déda, em 2001, havia 49 equipes atuando no município. No final do mesmo ano, esse número passou para 64, e hoje a cobertura populacional do programa é de 84,46%. No entanto, esses números não expressam apenas quantidade. O crescimento também foi percebido na qualidade do serviço que é prestado.
Segundo a coordenadora da 3ª região da Rede Básica, Rosana Apolônio, o aumento da cobertura permitiu que os profissionais adquirissem a idéia de um serviço realmente voltado para a comunidade. “Com o modelo de assistência do PSF, cada profissional aprende a trabalhar em grupo e reflete na qualidade do serviço”, diz, completando que “a interdisciplinaridade da equipe facilita a captação de usuários e a instalação de programas na unidade de saúde”.
O modelo do Programa adotado em Aracaju segue os parâmetros do Ministério da Saúde e ainda traz um adicional: além dos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde, assistentes sociais fazem parte das equipes. “A gestão entendeu a necessidade de se trabalhar a saúde e o social em conjunto”, observou Rosana Apolônio.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incorporou no programa equipes de PSF Ampliado. Ao todo são 17 equipes que comportam uma maior abrangência populacional e, além dos profissionais já citados, oferecem aos usuários serviços especializados, como os de ginecologia e pediatria. As Unidades de Saúde da Família (USF) que atuam com essas equipes são referencias regionais para as outras unidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Maioria da população é alcançada pelo Programa de Saúde da Família – Todas as unidades atuam com de PSF