[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com uma mesa farta, recheada de doces, bolos, tortas e outros alimentos regionais, foi entregue ontem à tarde certificados de conclusão de cursos para 60 mulheres residentes no bairro Jardim Esperança. Desta vez, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) disponibilizou para os moradores daquele núcleo habitacional cursos de culinária regional, doces regionais e tortas e bolos.

O treinamento foi ministrado por técnicos contratados pela Fundat na Unidade de Qualificação Profissional e Produção do Jardim Esperança, sediada na rua Júpter, s/nº. Ao total, as aulas contabilizaram carga de treinamento de 60 horas para cada curso. Em um mês de treinamento, de segunda a sexta-feira, as treinadas se dividiram em três turnos. Pela manhã e à noite a técnica em alimentos Renata Simões repassava seus conhecimentos na área de doces regionais e bolos e tortas. À tarde, outra turma recebia um amplo conteúdo teórico e prático na preparação de pratos na área de culinária regional.

Para Maria Jailda, técnica em alimentos, também contratada pela Fundat, a maior surpresa dentro do curso de culinária regional foi a dedicação demonstrada pelos participantes durante o treinamento. Jailda explica que as aulas compreenderam desde a higienização e manipulação de alimentos, passando por ensinamentos do preparo de macaxeiras ao forno, até o reaproveitamento com cascas de frutas para a produção de sucos.

Aprender a fazer doces, massas de bolos especiais e tortas diferentes foi o que mais chamou a atenção da ex-cozinheira Irene Santos, 45 anos. Desempregada há algum tempo, Irene afirma que o principal motivo para iniciar o curso foi a tentativa de conseguir alguma ocupação para
contribuir na renda de sua família. Divorciada e mãe de dois filhos, ela pretende dar início a uma nova fase de sua vida. “A partir de hoje me considero uma nova mulher. Irei comercializar os produtos e quem sabe ganhar dinheiro para que um dia possa viver com tranqüilidade e paz com minha família”, contou satisfeita.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, juntamente com a secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcón, o diretor operacional, Marcelo Barreto e demais técnicos da Fundação, puderam degustar diversos pratos produzidos pelos concludentes dos três cursos. “Aqui está o resultado do trabalho desenvolvido durante um mês de treinamento. Parabéns aos participantes e sucesso nessa nova etapa da vida”, disse Edson.

O presidente do órgão municipal ressaltou a preocupação do prefeito Marcelo Déda perante a qualificação profissional, e conseqüente inserção no mercado de trabalho dos moradores daquela comunidade. “Além de um curso de alfabetização, uma lavanderia e a presença do Credpovo na Unidade de Qualificação Profissional e Produção do Jardim Esperança, ainda será instalada uma oficina de luteria e sala de treinamento contando com 16 computadores para capacitar a população local”, enfatizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.