[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da Associação de Deficientes Motores de Sergipe, Antônio Fonseca, e o associado Samuel Fonseca visitaram o prefeito de Aracaju em exercício, Edvaldo Nogueira, na manhã de hoje para agradecer o esforço que tem sido feito pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de atender às demandas dos portadores de deficiência da capital. Antônio e Samuel foram aprovados para a função de auxiliares de dentista no concurso público da saúde recentemente realizado pela prefeitura, que avançou no cumprimento da legislação e reservou 5% das vagas para os deficientes.

“O trabalho que a prefeitura está fazendo é um exemplo não só para o estado, mas para todo o país. Fomos muito bem atendidos e todos os mecanismos estão sendo criados para atender nossas necessidades de locomoção”, afirmou Antônio Fonseca. As sugestões da Associação de Deficientes Motores estão sendo consideradas para que todas as unidades de saúde estejam preparadas para receber os deficientes, mas a preocupação da Prefeitura de Aracaju com a inclusão social deste público não é recente.

“Desde o início da administração, a orientação do prefeito Marcelo Déda é de que façamos todas as nossas obras e realizações respeitando os direitos dos portadores de deficiência e não há uma obra desta gestão da prefeitura que não seja estruturada para garantir o acesso livre destas pessoas”, frisou Edvaldo Nogueira, referindo-se às praças e pavimentações feitas desde 2001 pela PMA em toda a cidade.

Um grande exemplo da importância dada pela prefeitura a esta questão social é a reconstrução do terminal de ônibus da avenida Visconde de Maracaju, que está equipado com guias para deficientes visuais, rampas de acesso para deficientes físicos e banheiros também adaptados. A existência de um elevador na biblioteca Clodomir Silva, que foi especialmente instalado para proporcionar o acesso a todas as dependências do prédio e a incorporação de 11 ônibus coletivos equipados com elevadores à frota da cidade são outras ações efetivas da prefeitura nesta área.

Reivindicações

Os representantes dos deficientes motores também vieram à prefeitura para reivindicar algumas ações que consideram importantes. A instalação de sinais sonoros nos semáforos para os portadores de surdez e aumento do número de rampas de acesso, inclusive às lojas do centro comercial de Aracaju, são os principais anseios.

“O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, já está sendo acionado para encontrar soluções para o que nos foi solicitado. Vamos entrar em contato ainda com a Câmara dos Diretores Lojistas (CDL) para garantir que, com a reforma do calçadão, todas as lojas do centro tenham acessos adequados para os portadores de deficiência”, assegurou Edvaldo Nogueira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.