[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sinalização, placas educativas, termos técnicos e comportamento no trânsito. Esses são alguns dos ensinamentos passados diariamente para centenas de crianças que estudam nas escolas das redes pública e particular em Aracaju, pela Escolinha de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

A escolinha que é mantida pela prefeitura de Aracaju, têm suas atividades divididas em duas etapas: a aula teórica e a aula prática. Na primeira etapa, que é a aula teórica, os alunos são instruídos em sala de aula por estagiários de psicologia, onde aprendem noções básicas de trânsito. Além das explicações, há exibição de vídeos, transparências e muita recreação.

Já a segunda etapa, constitui-se na atividade prática que é realizada numa área externa, onde é feita a simulação de uma cidade, contendo sinalização vertical (placas educativas e de orientação), sinalização horizontal (faixas de pedestre) e sinalização semafórica (semáforos). Nessa etapa, os alunos são passageiros de um carrinho guiado por instrutores e têm a oportunidade de comprovar o que foi aprendido em sala de aula.

Segundo Roberto Moura, coordenador do Centro Educacional da SMTT, o objetivo da escolinha é de desenvolver ações educativas direcionadas à defesa da vida, promovendo na comunidade a construção de uma consciência social. “Assim, podemos garantir pedestres responsáveis e cientes de suas obrigações, para que futuramente sejam bons condutores”, disse o coordenador.

Na manhã de hoje, dia 05 de maio, a Escolinha de Trânsito da SMTT, recebeu a visita de vinte e seis alunos da 4ª série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, que fica localizada na Rodovia dos Náufragos.

Para a aluna Laís dos Santos de 10 anos, essa está sendo uma ótima oportunidade de aprender melhor sobre o trânsito. “Antes não sabia muita coisa e hoje estou tendo a oportunidade de aprender tudo aquilo que não sabia sobre o trânsito da minha cidade”, disse Laís.

As atividades da Escola de Trânsito são realizadas de segunda a sexta nos turnos da manhã e tarde. As instituições que tiverem interesse em participar dessas atividades podem encaminhar um ofício para a SMTT ou entrar em contato por telefone através do número 3179-1450 ou 3179-1451.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.