Presidente da Fundat avalia desempenho de alunos em curso de artesanato
O treinamento vem sendo desenvolvido na Igreja São Pedro Pescador, localizada no bairro Industrial. O curso acontece três vezes por semana das 14 às 18 horas, totalizando 144 horas/aula. Após quase um mês de aula, os alunos estão modelando e torneando a argila. “A evolução dos alunos está acelerada. Acredito que o mais difícil seja o domínio para equilibrar a argila no torno. Como eles já passaram por essa etapa, agora é só usar a criatividade”, explicou o artesão Beto Pezão.
Segundo o artesão José Garcez Neto, 50, que já trabalha com madeira, aprender uma nova atividade com argila é bastante produtivo. “Já trabalho como artesão, mas essa é a primeira vez que mexo com argila. É mais uma opção de trabalho. Após o curso pretendo também comercializar os novos produtos que estou aprendendo”, disse ao contar que já fez diversos bonecos, e no momento está terminando um rosto em que depois pretende dar um nome especial.
Para a dona de casa Vera Lúcia Santos, 48, a primeira experiência com a argila foi surpreendente. “Em casa presencio minha filha fazendo artesanato com massa, mas a argila é uma coisa fascinante. As mãos deslizando sobre a argila, é uma sensação ótima”, comentou, acrescentando que deseja trabalhar junto com a filha em sociedade para realizar um artesanato diferente e especial.
Vasos, panelas, bonecos, castiçais e cinzeiros são apenas algumas das artes que estão sendo praticadas pelos 20 treinandos. “Fico satisfeito em ver essas pessoas aprendendo tão rápido o que estou ensinado. Agradeço a Fundat por essa oportunidade, já que fiquei tanto tempo inativo”, ressaltou Beto.
Edson Caetano confirmou a preocupação da Prefeitura em oportunizar a inserção dos cidadãos aracajuanos no mercado de trabalho. “A proposta também é que ao final do curso os alunos realizem uma exposição em feiras de todos os produtos confeccionados”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Presidente da Fundat avalia desempenho de alunos em curso de artesanato – Fotos: Márcio Garcez