[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No final da última semana, a Guarda Municipal de Aracaju recebeu a visita de especialistas em segurança pública da província de Quebec, no Canadá. Eles integram o Consórcio Quebequense de Cooperação Internacional em Segurança e receberam da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a referência sobre os projetos desenvolvidos pela guarda, sobretudo, em relação à forma de interação com as demais polícias na capital sem que haja nenhum conflito de competências.

A missão canadense foi composta pelo sub-chefe de Segurança de Quebec, Jean Côté, pelo criminólogo e coordenador do Programa de Técnicas Policiais em sete universidades canadenses, Jean Richard, e por Diana Chebenova, representante da ONG “Forum des Fédérations” cuja atribuição é investir em ensino e, num segundo momento, em recursos materiais.

INTEGRAÇÃO
O principal objetivo da missão é conhecer a realidade da segurança pública em alguns estados do Nordeste, já que, inicialmente, eles participaram efetivamente da implantação da primeira Escola de Polícia Integrada do Brasil, no estado do Tocantins. “Eles agora querem escolher um estado nordestino para implementar um projeto semelhante. A Senasp apontou dois estados: Sergipe e Piauí. Em Sergipe, a Guarda Municipal de Aracaju foi apontada como uma das referências pelos projetos que desenvolvemos e por nossa participação em debates nacionais sobre segurança pública expondo idéias acerca do trabalho integrado sem arestas com as demais polícias. Por isso, tivemos a honra de ser a primeira guarda a ser visitada no Brasil”, informou o comandante da Guarda Municipal, capitão PM Eduardo Henrique.

Além dos projetos desenvolvidos, os canadenses conheceram as instalações e toda a estrutura logística da GMA. “Nós ficamos satisfeitos em constatar que já há uma iniciativa concreta no sentido de consolidar uma polícia integrada e também distribuição harmônica de mais responsabilidades para os guardas municipais, embora ainda se precise trabalhar muito para encontrar um modelo eficaz de policiamento comunitário envolvendo todas as polícias. A chave estará na promoção de uma formação integrada”, avaliou Jean Richard.

PASSOS SEGUINTES
De acordo com o comandante da GMA, como a missão demonstrou bastante interesse em desenvolver um trabalho conjunto, a próxima providência da autoridade política local é o envio de uma resposta à Senasp revelando o desejo de manter esse intercâmbio com a equipe canadense. “O criminólogo Jean Richard está, junto com a Comissão Estadual de Ensino, empenhado na elaboração de um projeto de formação única”, explicou o capitão Eduardo, que também integra a comissão. Ainda segundo ele, a partir de agora, a Guarda Municipal terá participação efetiva na Comissão de Formação Integrada de Policiais e também no Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Estado de Sergipe (GGI). “Isso para nós é um avanço muito grande, por se tratar de instituição nova e, que pelo trabalho que vem realizando junto às demais instituições, tem conquistado esse espaço de grande valia. Toda política de segurança pública a ser implantada, de agora em diante, no estado de Sergipe e, especificamente, em Aracaju, contará com a participação da Guarda Municipal”, finalizou o comandante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.