Ex-pedreiro visita IHGS e faz doações de livros para a Biblioteca Clodomir Silva
Com o olhar infantil e empolgado de quem vai descobrindo traços da preservação da história sergipana, Evando percorre as instalações do instituto e depara-se com o segundo maior acervo cultural de Sergipe, que é superado apenas pela Biblioteca Pública Epifânio Dória. Com seu jeito simples, o ex-pedreiro vai se tornando o centro da atenção dos intelectuais sergipanos quando narra o início de sua biblioteca, uma idéia concretizada após a doação de 50 livros que conta hoje com mais de 40 mil títulos e com um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. “Se você for à Biblioteca Tobias Barreto pegar um livro e não quiser devolver, para nós é motivo de orgulho”, frisa, ressaltando a principal qualidade de sua biblioteca: a ausência de burocracias na aquisição do conhecimento.
O ex-pedreiro nascido em Aquidabã demonstra sua paixão pelo polemista Tobias Barreto em ações simples, como a de distribuir panfletos com a história do escritor por onde passa, declamar seus versos para desconhecidos ou procurar, em livros didáticos, textos relacionados a este grande nome sergipano. “Vejo que antes da revolução de 64, o nome de Tobias era citado com maior freqüência. Após isto, só se fala de seu lado polêmico. Por isso procuro divulgar seu nome no Rio de Janeiro. Sergipe possui seis imortais e um patrono na academia, nenhum outro Estado da federação contribuiu com tantos nomes de peso e não entendo como não fazem disso uma bandeira cultural, mas fico feliz ao ver o acervo de vocês, mostra que Sergipe ainda tem jeito”, afirma.
Após o encontro, Evando dos Santos seguiu com o secretário Oliveira Júnior para a Biblioteca Clodomir Silva, onde realizou a doação de títulos raros para a biblioteca municipal. “As doações do senhor Evando são muito importantes, principalmente pela raridade das obras. Ele nos trouxe um livro de engenharia escrito em francês de 1885, um livro de direito do mundo antigo, e uma cópia de uma gramática Português Quibundo.”, conta a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho.
O sergipano Evando dos Santos será homenageado hoje, às 17 horas, pela Prefeitura de Aracaju com a medalha do mérito Serigy. A solenidade acontece no auditório da Sociedade Semear e contará com a participação do prefeito Marcelo Déda e vários secretários municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Expedreiro visita IHGS e faz doações de livros para a Biblioteca Clodomir Silva – Foto: Márcio Garcez