[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Evite o primeiro gole”. Com esse lema, o Grupo Força e Vontade, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem ajudando seus funcionários, diante da incidência de pessoas com problemas em relação ao álcool.

Alcoolismo é a ingestão excessiva de álcool, com graves conseqüências orgânicas, sociais e ocupacionais. O alcoolismo é uma doença que não tem cura, já que ela é uma progressiva. Preocupada com as conseqüências sociais do alcoolismo, a Emsurb – com base numa meta do prefeito Marcelo Déda de proporcionar bem-estar ao servidor público – tomou a iniciativa de criar um grupo de auto-ajuda que pudesse auxiliar os servidores da empresa na resolução dos problemas.

Desde julho de 2002 o grupo vem obtendo mais resultados positivos, o que incentiva a persistir na luta diária contra o alcoolismo. Todas as quintas-feiras, das 9 horas às 11 horas, o grupo se reúne e desenvolve atividades dinâmicas, assiste a palestras com profissionais de várias áreas, realiza visitas a outros grupos e troca de experiências entre os participantes. “Está existindo a valorização por parte dos colegas e até mesmo da sociedade. É bom ver e saber que eles estão se recuperando”, diz a assistente social Julielba Maria dos Santos, uma das fundadoras do grupo.

A formação de um grupo de teatro, assim como cursos, exposições de trabalhos manuais foram conquistas importantes. A apresentação da peça teatral está sendo almejada por todo o grupo, o que deverá acontecer no mês de junho. “Eles já possuem roteiro e o professor Vinicius Leite é muito competente. Todo o grupo está ansioso para a apresentação”, comenta a coordenadora de Assistência Social, Judite Santana.

A participação no Grupo Força e Vontade não é exclusiva de dependentes do álcool, mas também de pessoas que possuem amigos ou familiar com o problema e assim ajudar na recuperação. “É bom quando vemos em nossas reuniões pessoas interessadas em conviver e saber mais sobre o assunto. O convívio social é de suma importância, errada é a exclusão social”, diz a coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho da Emsurb, Amália Almeida.

Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, quando estão com problemas pessoais eles não trabalham direito, o rendimento também não é bom, assim como o relacionamento familiar e social é atingido. “Queremos garantir bem-estar aos servidores”, disse.

Visita ao AA
Na última quinta, dia 4, 10 funcionários da Emsurb que participam do grupo visitaram uma das sedes dos Alcoólicos Anônimos. Eles tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de pessoas que passaram por situações semelhantes e esta experiência de quem superou os problemas com o álcool se transformou num estímulo para dar continuidade ao trabalho. “Admitimos que éramos impotentes perante o álcool, que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”, disse um dos participantes.

O próximo passo do Grupo Força e Vontade é o de trazer as famílias dos membros para fazer parte das reuniões, sempre. “Queremos visitar a casa de cada um. Conhecer esposas, e filhos, todos que convivem com nossos membros. O resultado será mais eficaz” garante a coordenadora de Assistência Social, Judite Santana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.