[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O professor é, antes de tudo, um comunicador. E para ter corpo e mente equilibrados, a fim de transmitir conhecimento, nada melhor do que uma preparação de âmbito artístico, com o maior agente comunicador: o ator.

Na primeira palestra do II Seminário da EMEI Maria Clara Machado, o ator e diretor teatral, Isaac Galvão, se empenha em provar como o campo de atuação teatral está intrinsecamente ligado ao âmbito de alcance educacional, em sua palestra “O Corpo Fala”.

Pensando em formar um profissional completo, preparado e informado para lidar com salas de aulas formadas por turmas heterogêneas, Isaac Galvão ensina exercícios teatrais que tanto podem ser utilizados em sala de aula, para atrair a atenção dos alunos, como podem ser utilizadas pelos professores, como forma de estímulo pessoal. “O trabalho feito hoje é uma adaptação do trabalho exercido no teatro, para que ele se adapte e seja direcionado à educação”, explica o palestrante. Segundo ele, os professores precisam ter consciência da preparação do corpo para uma melhor comunicação. “Os professores precisam estar cientes de sua função de comunicador. O professor moderno precisa estimular, ou mesmo ensinar ao aluno, o saber falar e ouvir; precisa ensinar ao aluno a ser um provocador. O corpo é um complexo meio de comunicação; por ele expressamos qualquer sentimento”, afirma.

Muito contente com o convite feito pela escola, o diretor teatral ressalta a importância de eventos como esse promovido pela EMEI Maria Clara Machado. “O trabalho da escola é fundamental para que os professores estejam afinados para o ano letivo. A busca de oficinas e cursos, ou de qualquer outro tipo de fonte de conhecimento, só os torna ainda mais capacitados e confiantes na hora de um trabalho de integração como é esse feito pelo professor. Fiquei muito feliz com o convite e com a oportunidade de estar envolvido nessa troca de experiências”, declara Isaac Galvão.

“O Corpo Fala” também pretende ajudar na quebra de uma das maiores barreiras encontradas pelos professores: A inibição. “Nós sempre nos perguntávamos como poderíamos trabalhar contos e historinhas com as crianças; como encontrar formas alternativas de envolvê-los”, conta Leila Argollo, coordenadora da EMEI Maria Clara Machado. “Uma pessoa dinâmica e que possui um vasto conhecimento como o Issac Galvão veio nos ajudar a encontrar respostas para indagações como essas. A escola já conhece o trabalho dele e isso só nos torna ainda mais confiantes para desenvolver o cronograma de atividades com os alunos nesse novo ano letivo”, afirma.

O II Seminário da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Clara Machado continua até a sexta-feira, dia 6. A palestra de amanhã, dia 4, “Educação em Movimento”, será ministrada pela coordenadora do Departamento de Educação Física da Semed, Euflosina Vieira Moura e tem início às 14h30.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.