[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dois momentos da história do São João de Aracaju poderão ser apreciados por todos os que se identificam com esta tradição a partir de hoje, dia 28. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), está realizando uma exposição que une o registro fotográfico do Forró Caju 2003 e peculiaridades históricas das festas juninas na cidade.

A exposição Forró Caju 2003 que esteve no Mirante da 13 de Julho conseguiu mais de 400 visitas. São mais de 100 fotos de três fotógrafos profissionais da Prefeitura: Edinah Mary, da Funcaju, Wellington Barreto e Márcio Dantas da Secretaria de Comunicação (Secom), que demonstraram a grandiosidade do evento que já é considerado uma das maiores festas de São João do Nordeste.

Durante o Forró Caju 2003 uma declaração ficou na memória dos aracajuanos e turistas: “Cantei em todo o São João do Nordeste esse ano, mas o de Aracaju me surpreendeu. É o maior São João do Brasil sim. Principalmente pela sua organização”, disse Elba Ramalho, logo após o seu espetáculo no palco central, comprovando a importância que tem o Forró Caju.

Ao lado das fotografias estarão as antigas notícias de jornais em banners que informam sobre a tradição junina de Sergipe. São matérias com gravuras das primeiras décadas do século passado, de 1901 ao ano 2000, mostradas com a intenção de não se perder a memória de particularidades dos festejos de junho, específicos da região e que fazem parte do imaginário do nordestino. Festas Juninas em Aracaju: Uma Tradição Secular também foi mostrada no Mirante da praia 13 de Julho de 12 de junho a 13 de julho.

As exposições poderão ser apreciadas tanto pelos turistas quanto pelos aracajuanos que querem relembrar os bons momentos passados, ou para terem idéia do que significa o São João aracajuano. Por meio desta atividade a Funcaju reafirma o compromisso com o resgate e a manutenção da tradição cultural, esperando contribuir com o devido apoio à produção e difusão do potencial de Aracaju no campo da tradição cultural e do turismo.

Este pedaço da história do forró aracajuano poderá ser visto até o dia 7 de setembro no horário de funcionamento do Shopping Riomar, das 10 da manhã às 22h.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.