MinC promove oficina em Sergipe para Edital de Ocupação dos CEUs
Na próxima sexta-feira, 29, a Regional do MinC na Bahia e Sergipe realiza a oficina de capacitação para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes em Nossa Senhora do Socorro-SE. Poderão participar pessoas de diversas áreas culturais, que tenham interesse em criar um projeto com propostas de intervenção e ocupação para os CEUs. Não é necessária inscrição prévia e os interessados em participar devem apenas comparecer a oficina.
Cada proposta terá que organizar atividades que utilizem no mínimo duas linguagens artísticas – circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais -, com oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; seminários, encontros e debates. As atividades deverão ser realizadas por artistas locais.
As oficinas funcionam como um ambiente de divulgação e apresentação do edital, onde os participantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre o processo de participação na implantação dos CEUs, transformando o conteúdo formal numa linguagem mais acessível e dinâmica. Os participantes serão orientados sobre as demandas necessárias para a inclusão e apropriação dos espaços comunitários pela população local, fomentando assim a mobilização social
CEUs em Sergipe
Em Sergipe serão construídos quatro centros: dois em Aracaju, um em Estância e um em Nossa Senhora do Socorro. Este último terá uma área de 3.000 m², composta de dois edifícios multiuso, com uma praça de esporte e lazer, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, biblioteca, telecentro e auditório com capacidade de 60 lugares. A obra está em processo de finalização
Os CEUs fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e têm como meta contemplar projetos de ocupação de espaços comunitários, voltados para o público jovem e infantil, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos nesses espaços programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, promovendo a democratização e apropriação dos mecanismos de interatividade e participação social.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]