Propriá sedia 4ª conferência Regional do Baixo São Francisco sergipano
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), realizou na manhã desta quinta-feira, 15, na Região do Baixo São Francisco, a 4ª Conferência Regional de Meio Ambiente: Resíduos Sólidos. Realizada na cidade de Propriá, a conferência visa discutir a gestão do resíduos sólidos de cada um dos 75 municípios de Sergipe com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
As Conferências Regionais foram iniciadas nessa última terça-feira, 13, no território Sul e Centro, no município de Boquim. A segunda conferência ocorreu na manhã de ontem, 14, no Agreste Central, na cidade de Ribeirópolis. A última Conferência Regional será a da Região da Grande Aracaju, a qual irá ocorrer amanhã, dia 16, em Laranjeiras.
Presente na solenidade de abertura da conferência regional, o secretário de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, destacou que na nova visão da política nacional o cidadão será melhor responsável pela segregação do próprio lixo, passando a separar aquilo que é rejeito do que é resíduo.
“O Ministério do Meio Ambiente foi feliz ao realizar a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com tema diferenciado, voltado para o resíduo sólido, fazendo com que cada cidadão tenha melhor consciência da sua participação nesse processo que pede um novo Brasil com a lógica da sustentabilidade”, avalia o secretário.
Na oportunidade, o secretário anunciou convênio com o Ministério do Trabalho (MT) na ordem de R$ 4, 5 milhões destinados à capacitação, equipamento e reciclagem de Catadores de Resíduos que estão envolvidos no processo de criação dos quatro Consórcios Públicos de Saneamento Básico do Estado de Sergipe.
“Os consórcios são parte da sustentabilidade da política nacional e somente através dessa gestão compartilhada, via consórcio público, será possível que os municípios consigam obter recursos financeiros. O Consórcio do Baixo São Francisco, com sede administrativa na cidade de própria, foi formado com a participação de 28 prefeituras, tendo seu Plano Intermunicipal de Resíduos sendo finalizado com a parceria da Codevasf. Nada disso seria possível sem a sensibilização dos prefeitos e vereadores”, frisou Genival Nunes.
Citando as obras que buscam o equilíbrio ambiental e a estrutura sustentável da cidade que governa, José Américo, também atual presidente do Consórcio Público de saneamento Básico do Baixo São Francisco, revela que as conferências têm sido importantes por levantar propostas que beneficiarão a região do Baixo são Francisco. “Nossas propostas serão levadas para a Conferência Estadual e posteriormente para a Nacional. Será a voz da população do Baixo São Francisco a somar-se na elaboração das políticas públicas de resíduos em Brasília”, frisou.
Cerca de 1400 propostas foram levantadas pela população durante realização das conferências municipais. Aproximadamente 340 foram desenvolvidas pela região do Baixo São Francisco, dentre elas, recuperação de áreas degradadas pelo lixão, incentivo a educadores com bolsa de estudo para educação Ambiental, entre outras propostas.
Após fechamento de ciclo de Conferências Regionais, a Semarh se prepara para realização da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento será realizado no dia 03 de Setembro, no Centro de Convenções de Sergipe. O próximo passo e desfecho final de todo o processo de conferências em Sergipe acontecerá em Brasília, quando na realização da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente que ocorrerá no período de 24 a 27 de outubro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]