Doação de sangue de moradores de Umbaúba encerra campanhas de julho
Num gesto humanitário e de amor ao próximo, 30 moradores do município de Umbaúba, distante 99 quilômetros da capital sergipana, contribuíram com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação solidária encerrou as campanhas realizadas em julho, totalizando 2.196 doações de sangue.
O grupo foi recepcionado pela gerente da Coleta, enfermeira Florita Aquino, que elogiou a iniciativa da população. “Este foi um mês em que as campanhas fizeram o diferencial. O apoio de todas essas pessoas é muito importante para o serviço, especialmente para os pacientes que aguardam por uma transfusão sanguínea nos leitos dos hospitais”, destacou.
Conforme o professor Leandro Menezes, responsável pela mobilização, a iniciativa visa contribuir com o tratamento de saúde da irmã, Maria Luana Menezes, 15 anos. “Minha irmã está com leucemia e sempre precisa de transfusão sanguínea, por isso estou pedindo a ajuda dos parentes, amigos e a população geral de Umbaúba”, contou o doador.
Solidário, Genivaldo Santos, 33 anos, disse que ao saber do estado de saúde da conterrânea não poderia deixar de ajudar. “Minha primeira doação de sangue também foi para ajudar a cirurgia de uma amiga. É o mínimo que a gente, enquanto cidadão pode fazer”, afirmou ao completar que não custa nada ajudar o próximo.
Já a agricultora Cristina Santos, 32 anos, e o comerciante Sinval Sousa, 41 anos, aproveitaram a oportunidade para doar pela primeira vez. “Leandro explicou a necessidade da irmã, ficamos comovidos e estamos aqui. Vamos esperar o tempo e depois de uns três meses retornar para doar para outras pessoas que precisam”, afirmaram.
Serviço
A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h.
Para doar é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros. Mais informações pelos seguintes telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Doação de sangue de moradores de Umbaúba encerra campanhas de julho – A doadora
- Cristina Santos (Fotos: Ascom/FSPH)