[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Atenção Integral à Saúde, está promovendo a última turma da Oficina de Treinamento em Teste Rápido para Sífilis e HIV. Desta terça-feira, 9, até a próxima quinta-feira, 11, 35 profissionais serão qualificados para implantar o serviço na Atenção Básica em seus respectivos municípios.

Os testes rápidos para a detecção de HIV e Sífilis foram instituídos através da Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012, do Ministério da Saúde. A norma dispõe sobre a realização desses procedimentos na atenção básica, assim como no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e seus parceiros sexuais.

“Estamos capacitando a 5ª turma, composta pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A partir desta etapa, os representantes dos municípios estarão preparados para fazer a mobilização precoce das gestantes e reverter o avanço da sífilis congênita no estado”, explicou a referência da Vigilância Epidemiológica da SES, Mércia Feitosa de Souza.

Para a enfermeira do município de Nossa Senhora Aparecida, Aline Freire, essa implantação proporcionará melhorias na assistência dos usuários, principalmente daqueles que moram nos povoados mais distantes das unidades básicas. “Com o teste rápido, poderemos diagnosticar e iniciar o tratamento dos usuários em um mesmo turno, o que garante a continuidade e a adesão ao tratamento”, afirma.

De acordo com a referência técnica da Atenção Básica da SES, Monalisa Oliveira, o conteúdo da oficina é dividido em momentos teóricos e práticos. “O momento inicial discute sobre o histórico da implantação dos testes, a parte de aconselhamento dos usuários, a questão da biosegurança e da validação dos testes. Por último, é realizada a parte prática onde eles fazem os testes rápidos”, destaca.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.