[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento recebeu na manhã desta sexta-feira, 5, uma equipe do Programa Saúde nas Escolas. Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, o programa visa levar algumas ações de conscientização e prevenção para melhorar a qualidade de vida dos alunos.
 
Foram feitas avaliações nutricional e oftalmológica e realizadas ações de prevenção da obesidade. Além disso, uma dentista conversou com os alunos e lhes transmitiu informações sobre saúde bucal. De acordo com a coordenadora do programa, Agda Oliveira, todas as necessidades de saúde dos alunos serão encaminhadas para a unidade de saúde a fim de serem realizados os procedimentos de que necessitam. “É muito importante prevenir a doença e executar ações de educação e saúde com as crianças. Elas vão repassar isso para seus pais e colegas. Tudo isso é muito bom para elas”, acentuou.
 
O programa, que já existe desde 2009, é executado pela equipe da Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. Na próxima semana a visita será realizada no Colégio Estadual Barão de Mauá. Além das ações de saúde, o grupo “Som no SUS”, que também faz parte do programa, divertiu as crianças com diversas músicas e brincadeiras.
 
Prevenção
 
A prevenção de doenças é um dos principais objetivos das ações. Segundo o diretor do Colégio José Alves do Nascimento, Serjei Pereira de Carvalho, é de fundamental importância a unidade de saúde vir à escola e desenvolver esse trabalho. “Os profissionais verificam se existe algum problema de saúde entre as crianças, seja dificuldade visual ou qualquer outra; e caso seja diagnosticado, encaminham diretamente para a unidade de saúde a fim de que seja feito o tratamento necessário”, explicou o diretor.
 
Já Leny Oliveira, que é mãe de uma aluna, também elogiou o trabalho desenvolvido. “Acho muito interessante o programa porque cuida das crianças, já que a gente muitas vezes não consegue isso no posto de saúde”, declarou.
 
Diversão
 
O aluno Iarli dos Santos, de 6 anos, aproveitou bastante o evento. “Gostei muito. Aprendi o jeito certo de escovar os dentes e me diverti muito com as músicas”, disse. Já seu colega Lucas Gabriel, 6, disse ter aprendido muito com o programa. “Agora sei que devemos comer alimentos mais saudáveis para ter uma saúde melhor”, afirmou.
 
A professora Alene Mara França Silva destacou que “muitas vezes os pais não têm a preocupação de levar o filho ao posto de saúde para avaliar a saúde, saber se está bem nutrido. Por isso acho fundamental esse atendimento na escola”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.