[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi com a perspectiva de difundir entre seus técnicos e servidores a importância de se consumir alimentos orgânicos, que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou na última sexta-feira 1°, a simulação de uma feira da agricultura familiar com produtos agroecológicos produzidos no Centro de Formação e Tecnologia em Agricultura Sustentável (CDT), em Itabaiana.
 
A iniciativa partiu do setor de pesquisas agropecuárias da empresa, que viu a necessidade de divulgar não só a importância de inserir produtos orgânicos na alimentação, como também mostrar todo um trabalho que vem sendo realizado no CDT. “Se a gente divulga para fora a importância do uso de alimentos orgânicos, porque não divulgarmos aqui dentro da nossa empresa”, disse Elizabeth Campo, pesquisadora da Emdagro.
 
Segundo ela, outro objetivo é permitir o escoamento da produção do Centro. “Com essa feira, aproveitamos para dar vazão aos produtos orgânicos produzidos em caráter experimental no CDT da empresa, em Itabaiana”, afirmou, acrescentando que a produção está contribuindo para complementar as feiras da agricultura orgânica naquele interior. “Estamos, com a produção do Centro de Tecnologias, suprindo as feiras da agricultura familiar em Itabaiana, por conta da queda de produtividade oriunda do período de estiagem”.
 
“Com a realização dessa feira aqui na empresa, nós estamos avaliando a aceitação dos nossos colegas para viabilizarmos, e em um futuro bem próximo, organizar de forma sistemática uma feira com produtores orgânicos, assim como acontece em outros órgãos”, completou Elizabeth.
 
Para a feira na Emdagro, foram comercializados macaxeira, milho verde, alface, tomate, cebolinha, banana, pimentão e quiabo. Os valores arrecadados foram revertidos para a aquisição de insumos do próprio Centro de Tecnologia. Também foram comercializados doces caseiros produzidos pela Cooperativa de Doces do povoado Cabrita, município de São Cristóvão.
 
Centro de Pesquisa

 
O objetivo do Centro de Formação e Tecnologias em Agricultura Sustentável, localizado no município de Itabaiana, a 42 km da capital Aracaju, é mostrar a agricultores, estudantes, técnicos e público em geral,  as tecnologias e práticas de produção que não agridem o meio ambiente e otimizam as potencialidades da propriedade.
 
O CDT recebe anualmente uma média de 15 a 20 visitas técnicas, perfazendo um total de 350 visitantes entre agricultores, estudantes e técnicos. “A depender da época, esse número é muito superior, principalmente depois do surgimento das Organizações de Controle Social (OCS´s), afirmou a pesquisadora da Emdagro, Elizabeth Campos.
 
Para ela, o Centro é o lugar certo para estimular e difundir a troca de conhecimentos entre os próprios agricultores. “O que a gente mais gosta de fazer é justamente isso, proporcionar aos agricultores, estudantes e o público em geral uma troca de experiências que beneficiem não só a eles mesmos, como também o meio onde estão inseridos”.
 
“Toda nossa produção no Centro é agroecológica, ou seja, é orgânica. Além disso, estimulamos técnicas de diversificação da produção voltada para a segurança econômica dos próprios agricultores e para o equilíbrio do meio ambiente. Além do trabalho com hortaliças, nós produzimos ervas medicinais, aromáticas e condimentares. Quanto à produção de frutas, produzimos 5 variedades de banana e iniciamos uma trabalho novo com a laranja para avaliarmos seu comportamento na região, tudo isso atrelado à confecção de compostagem, vermicompostagem (humos de minhocas), biofertilizantes, algumas caldas e extrato de plantas para o controle de doenças e da população de insetos”, detalhou a pesquisadora.
 
Elizabeth destacou ainda um trabalho que vem ganhando adeptos quando apresentado pelos técnicos. “Além das técnicas de diversificação, mostramos a importância de interagir o animal com o vegetal para garantir o equilíbrio de uma propriedade orgânica. Para se ter uma idéia, na prática, o esterco é um insumo importantíssimo para enriquecimento do solo, além de proporcionar uma maior produção com qualidade, esse recurso vem atraindo muitos interessados”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.