Inauguração da unidade pediátrica beneficiará servidores e população
A Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, que funcionará em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), foi inaugurada nesta quinta-feira, 24. O novo prédio é resultado de um investimento de R$ 450 mil, aplicados na reforma, ampliação e adequação da estrutura física do espaço. A nova área – com 1,3 mil m² – deve ampliar em 30% os atendimentos pediátricos realizados em Sergipe, que hoje totalizam cerca de 150 por dia.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a atenção de qualidade para a gestante e as crianças são algumas das prioridades do Governo Federal. “O Estado mostra como está se preparando para o futuro quando se preocupa com a geração da vida e com suas crianças. Sabemos que em todo Brasil a assistência de qualidade é um grande desafio do SUS. O Governo de Sergipe demonstra a sua preocupação quando consegue custear sozinho uma obra desse porte. Portanto, é um compromisso do Ministério da Saúde ajudar Sergipe a manter essa urgência e emergência pediátrica, lutando ainda para termos profissionais cada vez mais competentes e trabalhando com amor”, declarou Padilha.
Para o governador Marcelo Déda, a presença do ministro marca historicamente a luta pela qualidade da saúde pública em Sergipe. “O ministro é nosso parceiro em busca de recursos, na luta pelos desafios que a saúde impõe a todo o país. Hoje estamos cuidando da consolidação da rede de assistência hospitalar, do acompanhamento da saúde da criança, para que ela se torne um adulto saudável. Quando nós chegamos ao Governo de Sergipe, existiam cinco leitos de UTI infantis, hoje são dez. Nós agregamos serviços, construímos leitos, as coisas estão andando, o esforço existe e as realizações estão sendo feitas”, disse o governador.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, o interesse de alinhamento do Ministério da Saúde com as políticas implementadas em Sergipe num contrato de ação pública, será fundamental para consolidar as medidas que estão sendo executadas. “É fundamental a vinda do ministro que trouxe o reconhecimento do Ministério que Sergipe está plenamente de acordo com as novas medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff”, concluiu o secretário
Os filhos do Doutor José Machado de Souza – que dá nome à nova unidade – prestigiaram a inauguração. Visivelmente emocionado, o também médico João Barreto representou os irmãos ao discursar em agradecimento à homenagem. “Sergipe está de parabéns. As crianças do nosso Estado precisam desse acolhimento, desse aconchego. É muito bom saber que aqui trabalharão profissionais competentes. Espero que eles tenham compromisso, reconheçam a necessidade de cuidar com todo carinho das crianças doentes”, disse.
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) será a responsável pela administração da nova unidade pediátrica. O diretor geral da FHS, Emanuel Messias, ressaltou a qualidade da estrutura oferecida pela unidade. “A expectativa é de um padrão de assistência muito bom, com equipamentos novos, modernos, com mais leitos de enfermaria e de UTI. Certamente a atenção à infância terá melhorias significativas, com crianças e mães sendo tratadas da melhor forma possível”, comemorou.
Servidores
A coordenadora da nova unidade pediátrica, Cristiane Barreto, está otimista com o novo prédio. “Esperamos dar um atendimento melhor, com boa estrutura. Já temos condições que nos favorecem, a exemplo de um melhor conforto para nossos funcionários e pacientes, além do aumento significativo no número de leitos, com cerca de 30 a mais do que temos hoje”, comentou.
Já a coordenadora da CTI Pediátrica, Jalcira Izidro, destacou a importância da classificação de risco, ou seja, a organização do espaço de atuação das equipes de acordo com as cores azul, verde, amarelo e vermelho, correspondentes à gravidade de cada paciente. “A triagem garante o atendimento imediato a pacientes com alto risco e facilita o atendimento em geral. Essa nova unidade promove melhorias nos processos de trabalho, beneficiando funcionários e pacientes, é um presente de Deus”, afirmou.
A diretora técnica do Huse, Lycia Diniz, declarou que esta é uma vitória do governo e da população. “É mais conforto, são melhores condições de trabalho, os equipamentos são modernos e a interatividade com especialistas de todas as áreas, que estão no Huse, vai promover um atendimento mais completo”, lembrou.
Para a auxiliar administrativa Luísa Daiane, a nova estrutura faz com que as pessoas trabalhem mais satisfeitas. “Está tudo ótimo, muito arrumado, confortável, isso facilita a organização do atendimento. Os funcionários receberam treinamento adequado e a estrutura está perfeita”, comentou.
Quem também vai trabalhar na nova unidade é a farmacêutica Luciana Abbehusen. “A minha expectativa é que possamos servir de exemplo para outros Estados, possamos virar uma boa referência, com uma população infantil tendo um atendimento digno e eficaz”, falou Luciana.
Após os testes dos equipamentos, esterilização do prédio, transferência dos pacientes e funcionários que atualmente estão na Maternidade Hildete Falcão e demais providências, a Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza deve entrar em funcionamento efetivamente na primeira quinzena de dezembro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inauguração da unidade pediátrica beneficiará servidores e população –