[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Bruno Antunes, Ascom/SES
 
Inclusão social foi a palavra que tomou conta do ginásio Constância Vieira nesta sexta-feira, 30, quando quase 400 usuários atletas dos diversos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do estado participaram da abertura da competição de futsal “Liga dos Campeões”. O projeto visa a integração e interação dos usuários para que eles possam ocupar os espaços públicos e ter uma maior qualidade de vida.
 
A iniciativa é das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Aracaju e Associação Conviver.
 
De acordo com o apoiador institucional da SES e representante da Associação Conviver, Demétrio Reis, esta é a quarta edição da competição de futsal. “Tivemos três edições da mesma competição de futsal, embora o formato neste ano seja inédito porque possibilita às pessoas jogarem dentro dos seus municípios. Antes, elas vinham para Aracaju jogar. A Liga dos Campeões permite que os atletas usuários dos Caps e atletas internos do hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe a jogarem tanto dentro quanto fora do município”, apontou.

Usuário do Caps Arthur Bispo do Rosário há cinco anos, Marcos Nascimento falou emocionado que o esporte lhe deu um novo motivo para viver. “Eu jogo bola há 34 anos e após passar por diversos problemas, o que me levou a pensar em voltar a viver foi o futebol. Vou ao Caps duas vezes por semana e lá tenho vários amigos”, comentou.
 
Inclusão Social
 
Ao todo, 378 atletas de 20 Caps e do hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe participam da competição. Os jogos acontecem até o dia 18 de novembro, quando será realizada a grande final.

“Essa atividade é extremamente benéfica para a autoestima dos usuários. O exercício da cidadania, entretenimento, o lazer e a recreação são fundamentais para a recuperação dessas pessoas. Dentro do formato da competição a gente consegue moldar para atender a uma necessidade de premiar a maioria possível de pessoas”, destacou.
 
Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, a inclusão social é o principal foco do esporte. “O esporte tem vários aspectos importantíssimos: a disciplina, a alegria, a competição, traz a união e muito mais. Estamos vivendo um momento muito especial no esporte sergipano, estamos crescendo, mas não esquecendo também da inclusão social que é o nosso foco principal”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.