Técnicos do Banco Mundial conhecem projetos do governo
Dando continuidade à missão do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), secretários, assessores e dirigentes de órgãos do Estado se reuniram durante toda esta terça-feira, 27, na Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para apresentar à comissão técnica do Banco, a estrutura e projetos do Governo de Sergipe.
O objetivo principal da reunião é apresentar os projetos e investimentos do Governo do Estado e discutir as possibilidades de financiamento para novos investimentos estruturantes para Sergipe, além dos empréstimos já obtidos.
Cumprindo uma agenda técnica, o assessor econômico do governo, Ricardo Lacerda, abriu as atividades, falando sobre as “Perspectivas econômicas de Sergipe”. “Sergipe possui ótimos indicativos de inclusão social como infra-estrutura domiciliar (coleta de lixo, acesso a água, a rede de esgoto) e o crescimento da renda familiar média do estado de Sergipe tem se destacado entre os três primeiros do Nordeste desde 2009”, mostrou Lacerda.
Oliveira Júnior, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, falou sobre a estrutura administrativa atual do governo, os sistemas de planejamento e monitoramento de projetos. Ainda na apresentação, Oliveira falou sobre o Planejamento Estratégico e Participativo de Sergipe, sobre o Plano Plurianual Participativo (PPA-P) e os investimentos do governo. “Os instrumentos estratégicos de planejamento orientam a ação governamental para o alcance da meta mobilizadora do governo: a erradicação total da miséria em Sergipe até 2016”, explicou o secretário.
Após a apresentação e debate, as equipes foram divididas em dois grupos: um grupo conheceu o “Contexto das finanças públicas, evolução da dívida pública, administração tributária, precatórios e riscos fiscais” e “Previdência- visão geral do RPPS, contribuições e benefícios e situação atuarial”. Já o outro grupo falou sobre “Ações do governo na agricultura” e “Ações do governo na área de meio ambiente”.
Durante o resto do dia será apresentado também o Programa Sergipe Sem Miséria, e terão mais apresentações e debates sobre temas como: saúde, educação, segurança pública, políticas para as mulheres, direitos humanos e habitação.
Participantes
Participaram do primeiro momento da reunião (pela manhã), o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, a secretária adjunta da Seplag, Ana Cristina e técnicos da secretaria, Amito Brito, presidente do Sergipeprevidência, o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Ferrari e Ricardo Lacerda, assessor econômico do governo de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos do Banco Mundial conhecem projetos do governo – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag