[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O trabalho preventivo e repressivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) tem ajudado a reduzir o número de assaltos a ônibus em Aracaju e nos municípios que compõem a região metropolitana. A queda neste primeiro semestre de 2011 foi de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira, 6, pelo coordenador operacional da capital, delegado José Inephânio, responsável pela Divisão de Repressão a Roubo à Ônibus da Polícia Civil. Em 2010, aconteceram 231 roubos e neste ano foram computados 174. Os registros se referem às cidades que compõem a Grande Aracaju: São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga D’Ajuda.

Aracaju foi o município que registrou a maior quantidade de roubos ao sistema de transporte coletivo com 106 ocorrências. Dentre as cidades que fazem parte da Grande Aracaju, a Barra dos Coqueiros e Itaporanga D’Ajuda tiveram o menor índice, com apenas um roubo cada. Em Nossa Senhora do Socorro aconteceram 61 assaltos e em São Cristóvão, cinco ações criminosas.

De janeiro a junho de 2011, as polícias Civil e Militar realizaram 16 prisões em flagrante e apreenderam 11 menores envolvidos com ações criminosas. O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, determinou a intensificação do combate a essa modalidade criminosa. Para isso, foi criada a Divisão de Repressão a Roubo a Ônibus, que conta com uma equipe de investigação específica, coordenada pelo delegado José Inephanio.

“Nossas equipes tratam especificamente desses crimes e estão constantemente em campo, fazendo levantamentos para a identificação de suspeitos e a elucidação dos casos. O reforço nas investigações promovido pela Polícia Civil e o trabalho preventivo por parte da Polícia Militar ajudaram a diminuir os índices neste primeiro semestre”, comemora Inephânio.

Parceria

As forças policiais estaduais vêm tendo o apoio das empresas de transporte coletivo. Motoristas e cobradores são orientados a ligarem imediatamente para o Ciosp para que a as polícias realizem as prisões em flagrante.O contado entre os gestores da SSP e os representantes das empresas é constante e sempre há uma troca de informações. Além disso, os agentes civis e policiais militares estão realizando trabalhos em conjunto,com abordagens em pontos e terminais de ônibus localizados em áreas mais críticas.

Prevenção

Assim como a Polícia Civil, a Polícia Militar possui um setor específico para atuar no combate aos crimes de roubos a ônibus. Constantemente são realizadas operações de abordagem e identificados possíveis autores com a aplicação dos efetivos dos 1º, 5º e 8º Batalhões, além dos militares da Companhia de Trânsito (Cptran) que utilizam motocicletas, acompanhando os ônibus nos itinerários mais críticos.

Diariamente a Polícia Militar recebe um relatório elaborado pelo Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) que aponta as áreas de maior incidência deste tipo de crime. De posse dessas informações são montadas as ações.

“Com a criação do Ciosp, foi possível planejarmos as ações. O atendimento as ocorrências também ganhou agilidade, pois foi possível diminuir o tempo resposta, possibilitando a prisão em flagrante dos acusados. Estamos, também, realizando fiscalizações itinerantes em diversos pontos da Grande Aracaju”, explicou o comandante do Policiamento Militar da Capital, tenente-coronel Enilson Aragão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.