Veja um pouco da vida de João Amazonas
Trecho do discurso de Amazonas ao final do 10º Congresso:
“Companheiros, dirijo este partido — como principal dirigente, digamos assim — desde 1962. Claro que não era somente eu; pois se tratava de uma direção coletiva. (…)
“Agora vou fazer — em abril de 2002 — 67 anos de militância no PCdoB; e militância ininterrupta. Jamais interrompi minha militância em nenhum momento. Fui sempre um combatente esforçado para realizar as tarefas do nosso Partido.
Quero colocar diante de vocês uma quesão que é uma questão também de princípios. Devo dizer que dentro de duas semanas completo 90 anos de idade; por isso peço aos camaradas que me dispensem da função de principal dirigente do Partido — quer dizer, de presidente nacional do Partido Comunista do Brasil.
No nosso Partido não há cargos vitalícios e eu tampouco, com isso, estou pedindo aposentadoria. Quero morrer, companheiros, na minha banca de trabalho, continuando a lutar pelos ideais que procurei defender durante a vida. Mas penso que não tenho mais condições de poder dirigir o Partido como principal posição de direção.
Por isso, companheiro, peço dispensa desse cargo e aponto para minha substituição o companheiro Renato Rabelo um bom camarada que vem se destacando no nosso Partido e procurando seguir as suas tradições de luta.”
FONTE: www.vermelho.org.br[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]