[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, participou, na última quarta-feira, 6, da 4ª Conferência Municipal de Saúde de Poço Verde e da Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município da região Centro-Sul sergipana. Na oportunidade, acompanhado do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o secretário visitou a Clínica de Saúde da Família (CSF) 24 horas do município.

Durante a participação na 4ª Conferência Municipal de Saúde, o gestor da pasta da Saúde do Governo do Estado destacou a importância da participação popular na definição de diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós reconhecemos a Conferência como principal momento de construção e reflexão sobre o SUS, que não foi dado pronto para nós por ninguém, ele foi construído por todos nós e não podemos abrir mão do direito da livre participação e manifestação das pessoas”, disse Guimarães.

Outro destaque salientado por Antônio Carlos Guimarães sobre a importância da Conferência Municipal de Saúde diz respeito à discussão dos problemas enfrentados pelo sistema de  saúde pública pela população, gestores e prestadores de serviço. “Nós temos que aproveitar o momento para falar dos problemas existentes no SUS. Não podemos nos omitir diante dessa realidade que é muito melhor do que há 20 ou 30anos. Quando alguém enxerga determinado problema e propõe um debate, está dando a chance de o gestor solucionar os problemas”, disse o secretário.
 
A humanização do SUS Sergipe foi outro tema levantado pelo secretário. “Um dos desafios mais importantes que nós temos a partir deste ano é melhorar as relações interpessoais dos trabalhadores com os nossos usuários. Temos que entender que as pessoas que precisam da assistência à saúde são tão humanas quanto nós. É através do processo de humanização da atenção à saúde que iremos conquistar melhorias”, ressaltou.
   
Inauguração do Caps

No ensejo da visita ao município, o secretário participou, no início da tarde, da inauguração da reforma de ampliação e adequação da Unidade Básica de Saúde (UBS) que se transformou no Caps I José Bonifácio, que tem capacidade de atender 265 usuários com transtorno mentais.

Com a adequação da unidade, o Caps José Bonifácio passa a contar com dois consultórios, sala de repouso e enfermagem, área de convivência anexa à sala multiuso com material multimídia, secretaria, almoxarifado, recepção, coordenação, cozinha, campo de futebol de areia e espaço para as futuras instalações da horta comunitária, que será cultivada pelos usuários.

O prefeito de Poço Verde ressaltou que a implantação da sede do Caps pelo município só foi possível a partir da construção das duas Clínicas de Saúde da Família pelo Governo do Estado. “Depois que o Governo inaugurou as Clínicas de Poço Verde, pudemos desativar essa antiga UBS para transformá-la em um espaço adequado para o Caps, propiciando um melhor atendimento para os usuários”, disse Antônio da Fonseca Dórea.

Já o secretário de Estado da Saúde falou sobre o compromisso que a Prefeitura de Poço Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem com a população no atendimento às demandas de saúde. “Não só pela beleza da obra que a gente está vendo, mas é pela garantia de acesso ao serviço de saúde de qualidade que está sendo dada à população. A qualidade está na equipe técnica e no desempenho dela”, elogiou o secretário.

Visita CSF 24 horas

Após a inauguração do Caps I, o secretário de Estado da Saúde, o prefeito de Poço Verde e a secretária Municipal de Saúde, Josefa Dórea, visitaram as dependências da CSF 24 horas do município, que junto com uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel ás Urgências (Samu 192 Sergipe) e uma Clínica de Saúde, foi implantada pelo Governo do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.