[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Morar numa casa que mais parecia uma garagem, sem divisões nem banheiro. Esta realidade ficou no passado para Edvânia Santos, dona de casa e mãe de três filhos, contemplada com uma casa de alvenaria construída pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

“Meu marido está desempregado, por isso seria impossível conseguir um lugar melhor para morar. Sou uma pessoa muito feliz hoje por ter minha casa para morar com meus filhos. Essa ajuda veio em boa hora. Contava nos dedos os dias para receber minha casinha. Agora tenho um teto seguro”, afirma aliviada.

Ao todo, 24 famílias de Estância que apresentavam condições mínimas de habitabilidade, pois moravam em barracos e palafitas, foram beneficiadas com novas residências seguras, com boa estrutura física e instalações elétricas, de esgoto e de água encanada adequadas.

“Hoje eu sou feliz, tenho minha casa e meus filhos dormem sem nenhuma gota de chuva em cima deles”. É o que afirma Genilsa Santos Conceição, 23 anos, mãe de três filhos. A moradora foi uma das contempladas e já reside há um mês com os filhos e o marido na nova casa. “Não tenho mais problema com alagamento e consigo ficar despreocupada nesse tempo de chuva”, relata Genilsa.

A doméstica Maria Domingas de Jesus explica a satisfação em receber sua nova moradia. “Graças a Deus hoje eu tenho uma casinha boa para morar. Acabou o meu sofrimento, posso falar que tenho uma casa completa com sala, cozinha, dois quartos e banheiro. É muita felicidade”, descreve Domingas.

Para a secretária de Estado da Assistência, Inclusão e do Desenvolvimento Social, Maria Luci, a entrega das casas é o cumprimento integral de uma das principais diretrizes do Governo: a inclusão pelo direito. “Desde 2007 este Governo assumiu o compromisso de resgatar os direitos constitucionais dos cidadãos. Entregar essas casas é, um última instância, devolver a cidadania a que todos têm direito”, resumiu.

O trabalho do Estado foi reconhecido pela secretária de Assistência Social de Estância, Hélia Santana Aragão. “A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Estância só tende a beneficiar a população de baixa renda que mais sofre no período chuvoso. Essa é a segunda etapa de casas que foram entregues em Estância. É perceptível a satisfação dos novos moradores”, ressalta a secretária.

Sentada à porta de casa, Conceição Carvalho e seu marido, Antônio dos Santos, vivem agora no sossego de um lar seguro. “Só tenho a agradecer a ajuda que tenho recebido. A minha antiga casa não tinha nem banheiro, tínhamos que fazer as nossas necessidades no mato. Hoje o sofrimento acabou, temos um banheiro com chuveiro e descarga, uma maravilha”, frisa Conceição.

Programa

Através do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, a Seides desenvolve a modalidade de construção de novas unidades habitacionais para as pessoas de baixa renda. Também fazem parte do projeto melhorias habitacionais, especialmente com a substituição de habitações subnormais (casas de taipa, barracos e palafitas) por novas unidades em alvenaria.

Todas as casas têm segurança na estrutura física, com áreas de iluminação e ventilação adequadas, além de instalações hidrossanitárias e elétricas em conformidade com as normas técnicas. A execução do projeto se dá com licitações para contratação direta pela própria Seides.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.