Saúde pede empenho aos gestores municipais para finalização de obras de CSFs
A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, reuniu prefeitos e secretários de 25 municípios sergipanos, representantes de empreiteiras e técnicos da Atenção Básica e de Planejamento da SES, para discutir o andamento das obras das Clínicas de Saúde da Família (CSF). O encontro, que aconteceu na tarde da última quarta-feira, 5, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), teve como objetivo pedir o empenho de todos os envolvidos na implantação das CSFs.
Os municípios convocados estão com as obras das unidades em fase de finalização e já em processo de compra de equipamentos. Segundo a secretária, existe um cronograma para a entrega das 102 clínicas estabelecidas pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS para a reestruturação da rede de atenção primária em Sergipe. “Já inauguramos 25 e queremos chegar a 50 unidades até o final do primeiro semestre. As demais ficarão para o segundo semestre”.
Existe um convênio com os municípios, através do qual o Estado repassa às prefeituras recursos para execução das obras, que ficam sob a responsabilidades dos gestores municipais. “A licitação é feita por eles, mas a SES acompanha o andamento dos trabalhos, por isso precisamos saber qual é a situação de cada uma e pedir o empenho para a finalização das unidades”, explicou Mônica Sampaio, acrescentando que também pretende pactuar as datas de inauguração.
Durante a reunião, a secretária ressaltou a importância do funcionamento das clínicas de saúde da família para o fortalecimento das ações de atenção básica nos municípios. “Essas unidades estão dentro de um projeto estratégico, importante e prioritário para o estado de Sergipe. É a partir de uma atenção básica resolutiva e bem estruturada que se consegue solucionar boa parte dos problemas da saúde da população, porque se aposta no aspecto da prevenção e diminui a demanda hospitalar”.
Presente ao encontro, o secretário de Saúde de Umbaúba, José Aparecido, disse ter consciência da importância que a clínica inaugurada representará para o município, por isso, vai se empenhar para fazer os últimos ajustes. “Temos recursos humanos bem qualificados, mas falta a estrutura física para melhorar o atendimento. Ainda esta semana, vamos ter uma reunião com técnicos da SES para providenciar os equipamentos de urgência da clínica, para que ela possa ser inaugurada o quanto antes”, garantiu, referindo-se à CSF 24 horas que, em breve, será entregue.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde pede empenho aos gestores municipais para finalização de obras de CSFs – José Aparecido
- secretário de Saúde de Umbaúba