[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prosseguiu nesta quinta-feira, 8, no Hotel Parque dos Coqueiros, a realização do I Módulo do Curso de Capacitação dos Gestores Ambientais do Estado de Sergipe (PNC). Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o evento objetiva preparar os gestores para conceder licença ambiental em seus municípios, desafogando a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). No período da manhã, duas palestras foram ministradas para os 45 alunos que representam os territórios da Grande Aracaju e Leste sergipano.

Um dos palestrantes do evento de hoje, o ex-secretário do Meio Ambiente, Marcio Macêdo, revelou que a preocupação com o meio ambiente só começou depois da Revolução Industrial, que começou a provocar a destruição da natureza. “Mesmo para um governo de gestão séria, o meio ambiente ainda não é tratado como prioridade. Mas acredito que cuidar do meio ambiente não é somente uma obrigação do poder público, mas da população também”, afirmou, enfatizando que estava feliz com o sucesso do PNC em Sergipe, iniciado na sua gestão. Ao final de sua exposição, o ex-secretário tirou algumas dúvidas sobre os problemas ambientais de alguns gestores nos seus municípios.

O segundo momento da palestra foi conduzido pela assistente social, ambientalista e arteteraupêutica Rita Leolinda dos Anjos. Rita explicou como facilitar a construção de planos e projetos de gestão socioambiental de ação municipal. Ela trabalhou a conscientização dos gestores da importância que esses projetos possuem para que se possa praticar a atividade ambiental.

Em seguida, a psicóloga Noemia Alice, da Semarh, fez uma dinâmica de interação com os gestores para que eles criem laços de amizade e, com isso, fiquem mais a vontade com o curso de capacitação.

Quem também esteve presente no dia de hoje no evento foi a consultora técnica Beatriz Alemonge e a representante do Ministério do Meio Ambiente Fátima Massímo, que acompanha o desenvolvimento da capacitação.

Tarde

No período da tarde do curso, houve a apresentação do Apoio Institucional da Semarh na realização do PNC Sergipe, ministrado pelo diretor administrativo e financeiro da Semarh, João Barbosa. Em seguida, aconteceu uma palestra sobre “Conteúdos Programático – Desafios Práticos de Gestão nos Municípios e Elaboração da Agenda Local, apresentada pela assistente social Rita Leolinda.

As atividades do I Módulo para estes municípios encerrarão amanhã, dia 9, com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes. Na próxima segunda-feira, dia 12, começa o II Módulo do Curso de Capacitação de Gestores Públicos para os gestores do território Alto Sertão e Médio Sertão Sergipano, com o mesmo objetivo de capacitá-los para que possam conceder licença ambiental de empreendimentos de pequeno porte em seus municípios.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.