Convidados ilustres marcam a 2ª apresentação da Orquestra Sinfônica
Nesta quinta-feira, 8, a partir das 20h30, mais uma apresentação promete movimentar o palco do Teatro Tobias Barreto. A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), dando continuidade à sua ousada Temporada Anual de Concertos 2010, sob a direção de Guilherme Mannis, traz dois grandes convidados para seu segundo concerto.
Comandada pela secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocinada pelo Instituto Banese, a Orsse se apresentará juntamente com o maestro João Maurício Galindo, regente titular da Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Jazz Sinfônica, que assume a batuta do concerto como maestro convidado. A outra participação é do violoncelista russo Pavel Gomziakov, figura carimbada em palcos de todo o mundo e parceiro camerístico da pianista portuguesa Maria João Pires, que apresentou-se com a Orsse na Temporada 2009.
O maestro Guilherme Mannis, regente titular da Orquestra, explica que receber Pavel Gomziakov nesta temporada é mais um grande trunfo da Orsse, por ele ser um profissional renomado em todo o mundo, o que marca ainda mais a qualidade e o respeito adquirido pela Orsse no cenário artístico mundial.
“Gomziakov fará grandes apresentações este ano. Tocará como solista com a tradicional Orquestra Sinfônica de Chicago, no Estados Unidos, sob a regência do grande maestro Trevor Pinnock. Além disso, este instrumentista gravou, recentemente, um CD com a pianista portuguesa Maria João Pires, pelo mais tradicional selo de música erudita existente no mercado, a Deutsche Grammophon”, explicou.
Já o maestro João Maurício Galindo, outro renomado músico no cenário da música erudita brasileira, é regente titular de duas importantes orquestras em São Paulo, a Estadual Jovem e Jazz Sinfônica. Tem atividade atuante na área pedagógica, sendo o responsável por inúmeros programas de formação de plateias e de ensino musical para leigos. “Sua atuação, junto à Orsse, será ainda a de interpretar uma importante peça do repertório brasileiro sinfônico, que é a Sinfonia em Sol Menor, de Alberto Nepomuceno, além da obra Uma Noite no Monte Calvo, do compositor russo Modest Mussorgsky”, ressaltou Guilherme.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Convidados ilustres marcam a 2ª apresentação da Orquestra Sinfônica – Foto: Lúcio Telles/Cultura