[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pelo segundo ano consecutivo, a Superintendência Geral de Compras Centralizadas da Secretaria de Estado da Administração (SGCC/Sead) ganhou o Prêmio 19 de Março, único no gênero a homenagear os pregoeiros e a reconhecer a importância da modalidade pregão. Uma equipe da SGCC foi a Foz do Iguaçu receber o ‘Martelo de Ouro’ que foi entregue durante solenidade ocorrida no V Congresso Brasileiro de Pregoeiros, evento que reuniu mais de 1,5 mil pessoas.

“Este prêmio além de evidenciar a credibilidade do Governo do Estado junto aos fornecedores, mostra a eficiência do trabalho de nossos pregoeiros e o compromisso do governador Marcelo Déda com a legalidade e a ética nas compras públicas do Estado”, pontuou o secretário de Administração, Jorge Alberto.

O Prêmio 19 de Março é uma realização da Editora Negócios Públicos do Brasil para o reconhecimento e a valorização dos profissionais pregoeiros. Foi criado em 2007 para homenagear os pregoeiros de todo o país e promover a utilização da modalidade pregão, uma das mais modernas e eficazes ferramentas de compras já colocada à disposição da administração pública.

O Estado de Sergipe concorreu em quatro das seis categorias do prêmio e venceu na sub-categoria da categoria Pregão ‘Objeto mais inusitado’. Em 2009, a Sead trouxe para Sergipe o Martelo de Ouro nessa mesma categoria, porém na sub-categoria ‘Maior número de participantes’. As gerentes gerais de licitações, Acácia Michelato, de atendimento ao fornecedor, Sylvia Emília Calazans, e de registro de preços, Nelma Façanha, além das pregoeiras Tânia Melo Góis e Isabela Menezes, foram em equipe a Foz do Iguaçu representando a Sead e receberam o prêmio.

A pregoeira Rosenilde Menezes Almeida foi a responsável pelo pregão que levou o prêmio cujo objeto foi ‘Curso de massagem sueca’. Ela nunca participou de um pregão cujo objeto fosse tão diferente. Rose, como é conhecida na SGCC, disse que o serviço contratado foi realmente muito inusitado e de grande importância. “Quando o edital chegou, tomamos como surpresa e até achamos engraçado. Mas, depois consultando o projeto básico anexo ao edital e vendo a finalidade, vimos a sua importância. O curso é voltado para pessoas com deficiência visual com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho. Como eles têm uma sensibilidade tátil aguçada, nada mais indicado que um curso dessa natureza”, explicou.

Para o superintendente geral de compras centralizadas, Márcio Zylberman, a conquista deste prêmio representa, além da credibilidade do processo, a eficiência do setor e o alcance dos pregões. “Mostramos a força que o pregão tem. Tínhamos um objeto de difícil contratação e conseguimos contratar, atingindo com eficiência e economia o nosso objetivo que é atender a solicitação do órgão demandante”, destacou.

Congresso

O V Congresso Brasileiro de Pregoeiros trouxe como tema este ano o ‘Cenário de Mudanças – Inovações Tecnológicas, Legislações e Regulamentações Complementares’. O evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas entre pregoeiros, membros das comissões de licitações e assessores jurídicos. Participaram também, ordenadores de despesas, gestores e fiscais de contratos, advogados, contadores e auditores de Tribunais de Contas.

19 de março

A origem do nome do prêmio remete à data em que foi realizado o primeiro pregão no Brasil, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília-DF, pelo primeiro pregoeiro do país, Rubens Portugal Bacellar. A Revista ‘O Pregoeiro’ deu destaque à data, promovendo anualmente, no dia 19 de Março, a cerimônia de premiação durante o Congresso Brasileiro de Pregoeiros, o maior encontro nacional da categoria.

No dia do primeiro pregão, em 1998, a Anatel colocou nas mãos de Rubens Portugal Bacellar um martelo a ser utilizado para promover os lances e oficializar o pregão, razão da escolha deste instrumento como símbolo do Prêmio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.