[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Entre os dias 29, 30 e 31 deste mês vai acontecer, no Teatro Atheneu, o 6º Fórum de Forró de Aracaju. O evento, de iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), antecede as comemorações dos festejos juninos e tem o intuito de fomentar uma reflexão sobre grandes nomes e obras da música nordestina.

Este ano, os homenageados serão Carmélia Alves e Humberto Teixeira. Carmélia fez sucesso na década de 1950 com a música ´Sabiá na gaiola´ e foi nomeada Rainha do Baião pelo Rei Luiz Gonzaga. Já Humberto Teixeira é nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga. Um grande sucesso da dupla é a composição Asa Branca, lançada em 1947.

“Este ano, o Fórum do Forró vai abordar a obra desses dois gigantes do baião: Humberto Teixeira e a Carmélia Alves. A idéia é fazer um Fórum focado nesses dois nomes e procurar analisar a obra deles no tempo e a importância da música deles para a música nordestina e brasileira em geral. Ao mesmo tempo, a idéia é tentar entender a poética deles, a obra deles, o fazer artístico de cada um dos dois. Um do criador, que é o Humberto Teixeira, e outro da intérprete, que é a Carmélia Alves”, informou o vice-presidente da Funcaju, Elder Vieira.

Ainda segundo ele, um dos objetivos deste ano é documentar todo o Fórum de Forró e garantir os debates. “Vamos publicar anais do encontro, fazer o registro audiovisual e a partir daí gerar produtos que fiquem armazenados no tempo para pesquisa, para estudo e também para difusão. Além disso, também é um Fórum relevante porque antecede as comemorações dos festejos juninos, o que significa fazer uma reflexão sobre essa cultura tão importante para nosso povo”, finalizou.

Segundo o assessor de cultura da Secretaria do Estado de Cultura, Paulo Correia Sobrinho, a novidade deste ano é a parceira com o Governo do Estado. “Como são projetos semelhantes e também coincidiu de eu estar trabalhando na Secretaria do Estado da Cultura, surgiu essa possibilidade de realizarmos esse projeto em conjunto. E também envolver o Teatro Atheneu, que é do Governo do Estado. Então, essa parceria só vai ser boa para que o evento cresça, através desta sintonia que antes não acontecia”, comentou Paulo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.