[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No gerenciamento do trânsito na capital, a atual administração sempre teve e tem o objetivo maior de valorização do ser humano em detrimento da máquina, do automóvel. Os resultados verificados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) constatam que não há acidentes fatais com ciclistas em Aracaju nos últimos 60 dias. Esse dado confirma a eficácia nesse gerenciamento, que resulta principalmente dos investimentos feitos na rede de ciclovias construídas na cidade.

Desde 2001, a administração municipal encampou a meta de viabilizar o uso seguro da bicicleta como meio de transporte e lazer. Para isso, realizou um notável trabalho de revitalização e modernização das duas ciclovias até então existentes: avenida Augusto Franco e Beira Mar. Além disso, a Prefeitura construiu as ciclovias das avenidas São Paulo, Santa Gleide, Coelho e Campos, Tancredo Neves, Gasoduto (Orlando Dantas), Perimetral (Coroa do Meio) e Heráclito Rollemberg.

“Nós damos total apoio à utilização da bicicleta como meio de transporte, pois a cidade tem um relevo favorável predominantemente plano e um bom nível de urbanização com vias estruturadas. Além disso, é um transporte ecológica e economicamente viável quando obedece às normas de trânsito”, afirma o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça.

Ele também relata que o grande número de usuários também confirma o notável avanço que representou a construção das ciclovias. “Quem tiver dúvida, é só verificar o grande número de ciclistas que utiliza as ciclovias nos horários de pico, sobretudo no início da manhã e final de tarde”, aponta Mendonça.

Duas Rodas

O projeto cicloviário de Aracaju foi reconhecido nacionalmente no maior evento que reúne fabricantes e empresas afins do segmento de ciclístico e motociclístico, que é o Salão Duas Rodas, em São Paulo, quando a capital sergipana recebeu, ano passado, o prêmio pela melhor iniciativa pública do país no estímulo ao segmento. A iniciativa partiu da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e da Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios para Bicicletas (Abradibi).

Aracaju conta hoje com uma rede de ciclovias que perfaz 23,7 quilômetros de espaços seguros e devidamente sinalizados para a prática esportiva dos ciclistas em diversas regiões da capital. Mesmo assim, a Prefeitura de Aracaju continua investindo para ampliar ainda mais as opções seguras oferecidas aos ciclistas, a exemplo da complementação da ciclovia da Tancredo Neves que, dentro de pouco tempo, estará oferecendo mais 3,8 quilômetros com máxima segurança para os ciclistas.

“Adotamos em Aracaju, uma concepção de vanguarda no estímulo ao uso da bicicleta. Hoje, as principais cidades do mundo buscam essa alternativa para gerenciar o caos no trânsito. Nossa meta é humanizar cada vez mais nosso trânsito, conscientizando condutores, pedestres e toda a sociedade de que um trânsito mais humano e seguro beneficia a própria qualidade de vida que a cidade oferece”, relata Bosco Mendonça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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