6° Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino acontece nos dias 27 e 28 deste mês
Essa é uma iniciativa que pretende estimular as instituições de ensino a produzirem mais, construindo coletivamente uma escola pública de qualidade e que propicie não só a permanência do aluno na escola, mas também a aquisição de conhecimento e o domínio das competências necessárias à sua inserção social. Através da exposição dos trabalhos é possível mostrar de forma concreta como as escolas estão produzindo conhecimento.
Os temas que compõem o sexto encontro pedagógico foram divididos em grupos específicos, com o intuito de oportunizar aos professores a divulgação das suas experiências exitosas, bem como, a troca de experiências com outros docentes. Os selecionados podem escolher entre apresentar seus projetos oralmente, durante apresentação no auditório do SEST/SENAT, ou explicá-las a quem visitar o stand da unidade de ensino, ou ainda, fazer as duas coisas.
Os alunos participarão através de várias apresentações culturais, que serão exibidas ao longo do encontro. Na manhã do dia 27, quando da abertura oficial do evento, o grupo de Ginástica Rítmica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, situada no bairro América, fará uma apresentação.
Como já é de costume, mais um renomado palestrante foi convidado para falar aos professores e este ano o convidado foi o professor mestre da Universidade Tiradentes, Jorge Quintino, que abordará o tema “Pelo Direito de Aprender: novos olhares na construção de novas práticas educativas”. Ainda na manhã do dia 27, a Coordenação de Projetos Sócio-Educativos apresentará exemplos de programas desenvolvidos pela Semed em 2007.
No período da tarde, a programação será iniciada pelo grupo de violão “Escola em Movimento”, da Emef Laonte Gama. Também serão iniciadas as apresentações dos projetos escolares, que foram divididos por tema e dia. Os primeiros trazem abordagens lúdicas do processo de alfabetização e práticas de leitura. No dia 28, as abordagens serão sobre práticas de matemática e história, sobre meio ambiente e inclusão social, e cidadania.
“A idéia do encontro surgiu da necessidade de socializar o que é produzido pelas nossas escolas, já que existe uma grande produção interna, temos muito o que mostrar. Com este evento é possível estimular as escolas a continuarem inovando e multiplicando os trabalhos, além de promover um respaldo ao que é produzido no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), dentro do programa Horas de Estudo”, afirmaram as responsáveis pela Coordenação de Pesquisa da Semed, Betisabel Vilar de Jesus Santos e Joana D`Arc Costa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]