[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na próxima sexta-feira, 16, às 9h, os técnicos da educação e a professora Marlinda Pacheco Andrade, consultora do Ministério da Educação (MEC), farão a entrega do relatório final do Plano de Ações Articuladas da Educação (PAR) ao secretário de Estado Educação, professor José Fernandes de Lima. Os trabalhos estão acontecendo no auditório do Centro de Qualificação Profissional, em Aracaju. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), iniciou no último dia 5 de novembro a elaboração do PAR da educação sergipana.

"Essa é uma iniciativa extremamente importante para a melhoria do ensino no Estado. A nossa expectativa é construir um plano eficaz e de acordo com a realidade, para que possamos, de forma efetiva, realizar as diversas ações de maneira articulada", destacou a secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira de Araújo, que está coordenando a equipe.

O Plano de Ação Articulada é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação (MEC) destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre estado e municípios e que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação. "É um trabalho que requer um grande esforço de todos os técnicos. Temos que pensar a educação como um grande sonho, agregando valores à melhoria do ensino", disse a secretária-adjunta.

Adesão

Segundo a professora Marlinda Pacheco Andrade, consultora do MEC, 23 estados brasileiros aderiram ao PAR. Em cada estado, um articulador do MEC está orientando os técnicos das secretarias de Educação sobre o projeto. "Estamos pensando sobre o ensino oferecido pela rede pública, identificando os problemas e apontando as soluções", explicou a consultora.

Marlinda Pacheco lembrou que o Plano de Ação Articulada está ligado ao Plano de Metas ‘Compromisso Todos pela Educação’, do MEC. Em Sergipe, 56 municípios já adiram ao plano.

"A adesão é voluntária, mas o município que não aderir vai deixar de receber, a partir de 2008, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Entre os recursos estão os que são destinados à construção e à reforma de Escolas," alertou a consultora.

Como aderir

Para aderir ao PAR, o prefeito interessado deve acessar o sítio do MEC (www.mec.gov.br), imprimir o termo de adesão, assinar e enviar para o endereço constante no próprio site. Posteriormente, um consultor do Ministério da Educação vai entrar em contato e agendar uma visita para que possa auxiliar na elaboração do Plano de Ação Articulado do município.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.