[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A entrega de certificados dos cursos profissionalizantes continua pelo Estado. Nos últimos dois dias, foram 542 novos profissionais em Santo Amaro, conjunto Jardim e Jardim Residencial, no bairro América, entre diversas atividades, como pintura em tecido, biscuit, cabeleireiros, manicuras, agentes de limpeza. Os cursos são resultado do convênio realizado pelo Governo de Sergipe, através, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os cursos são os mesmos realizados pelo Senac, dispensando apenas a exigência da escolaridade mínima. Com isso, diversas pessoas em vulnerabilidade social recebem a oportunidade de ter uma formação profissional para conseguir um emprego ou atuar como autônomo, gerando renda e melhorando as condições de vida.
 
“É gratificante ver a alegria nos rostos destas pessoas de ter novamente esperança e a transformação acontecendo na vida delas”, disse a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes.  Segundo a secretária o leque de opção de cursos será aumentado. “Estamos renovando o convênio com o Senac com novos cursos, pedidos pelos moradores das comunidades”, informou a secretária.

Santo Amaro
A cidade de Santo Amaro recebeu, no Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS), os cursos de pintura em tecido, biscuit, biscoitos caseiros, doces e salgados, costureiras, cabeleireiro e manicura e pedicura. Foram 187 alunos formados e muitos já ganhando dinheiro. “Eu já faço alguns serviços em casa mesmo e tem sido ótimo”, disse uma das novas cabeleireiras da cidade, Ednalva dos Santos. “Eu não tenho um emprego ainda, mas já estou ajudando em casa com esse dinheiro”, completou.

Conjunto Jardim

Em Nossa Senhora do Socorro, 225 pessoas lotaram o ECCOS do conjunto Jardim para receber os certificados como preparadores de biscoitos caseiros e doces e salgados, costureiras, cabeleireiros, agentes de limpeza e manicuras e pedicuras. Dentre elas estão Josélia, Girlane e Judicéia de Souza Batista. Mãe e filhas fizeram o curso de biscoitos caseiros, cabeleireiro e doces e salgados, respectivamente e já sentem os resultados.

Girlane, que já trabalhava na área, agora tem mais clientes. Judicéia atende encomendas e agora ampliou o cardápio. Josélia também vai entrar no ramo para melhorar a renda da família. “Este foi um dos melhores presentes de Natal que poderíamos ter recebido”, disse Josélia.

Jardim Residencial

No bairro América, em Aracaju, os cursos aconteceram no ECCOS Jardim Residencial. Foram 130 novos profissionais, entre cabeleireiros, costureiras, agentes de limpeza e preparadores de bolos e tortas e doces e salgados. “Já fazia umas costuras, mas agora posso dizer que costuro de verdade e cobro com firmeza. Tenho mais clientes e mais trabalhos”, disse a nova costureira Maria Auxiliadora dos Santos Barbosa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.