[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Desburocratizar o processo de registro de empresas é um passo importantíssimo para a economia”. Foi com essas palavras que Vinicius Mazza, presidente da Associação Nacional dos Presidentes de Juntas (Anprej) e da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), iniciou sua palestra no I Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), que ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Vinicius Mazza, em sua apresentação, falou sobre o registro mercantil no País, especialmente focando os desafios da desburocratização da legalização de empresas. Para ele, o convite reforça e confirma o reconhecimento que o Governo do Estado de Sergipe tem tido no cenário de registro do comércio em todo o Brasil. “Foi uma satisfação participar, pois o evento reuniu importantes lideranças de vários segmentos ligados ao comércio e ao setor de serviços. A Jucese vem se destacando com alguns projetos e pudemos levar essa experiência”, argumenta Vinicius Mazza.

Além de discutir o registro mercantil, nos dois dias, o Simbracs apresentou diversos temas, como simplificação do ambiente de negócios, perspectivas dos setores de comércio e serviços na economia internacional, inovação, certificação, relações de consumo, entre outros. Na abertura, Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), destacou que o Simbracs é um espaço de diálogo entre o Governo Federal e o setor privado.

Segundo ele, o evento tem como objetivo concretizar ações e políticas públicas que auxiliem na construção de um ambiente de negócios favorável diante de desafios como capacitação, acesso ao crédito, comércio exterior, tecnologia, inovação, informação e desburocratização. Com a participação de ministérios e agências do governo federal, secretarias estaduais e municipais, juntas comerciais, representantes do Poder Legislativo, etc, o 1º Simbracs foi uma oportunidade inédita para conhecer e aprender com as experiências de líderes do setor.

Vale lembrar que, em paralelo às reuniões oficiais do Plano Brasil Maior e aos painéis, outros eventos foram realizados, a exemplo 27º Encontro Nacional de Registro de Comércio, que contou com a participação de representantes de parceiros da Redesim e presidentes das Juntas Comerciais; Aconteceu, ainda, a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic); a Plenária do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; encontro entre empreendedores e investidores sobre oportunidades de investimentos no setor terciário brasileiro e painel internacional sobre políticas públicas para comércio exterior de serviços, com a participação de embaixadas e convidados internacionais.

Também participaram do evento: Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Saumíneo Nascimento, secretário sergipano do Desenvolvimento Econômico; Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza e Alexandre Baldyr, do Conselho de Secretários da Indústria e do Comércio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.