[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A primeira edição do ano do programa Bem Mulher será realizada neste sábado, 30, em Laranjeiras, município da Grande Aracaju. Das 8h às 17h, no complexo Caíque, as moradoras da sede e dos povoados com idade entre 25 e 59 anos terão acesso a serviços de saúde voltados para a prevenção dos cânceres de colo do útero e da mama e para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids.
 
Os serviços incluem oficinas de educação à saúde e planejamento familiar, exames clínicos de mama, citopatológico, ginecológico, teste rápido de HIV, entre outros. Serão entregues também medicamentos às mulheres que apresentarem alterações nos exames ginecológicos. Já aquelas que desejarem fazer laqueadura tubária ou colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU) – método anticoncepcional – serão encaminhadas ao Centro Integrado de Atenção a Saúde da Mulher (Caism), em Aracaju, para realizar os procedimentos.
 
Segundo informações da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), que agora gerencia o Bem Mulher, a expectativa é que cerca de mil mulheres sejam atendidas em Laranjeiras. “Esperamos realizar em torno de 780 exames de lâmina, 470 exames clínicos de mama e 120 testes rápidos de HIV”, estimou o coordenador de promoção e prevenção à saúde da Funesa, Carlos Adriano Almeida, acrescentando que o trabalho contará com a participação de 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e equipe de apoio.
 
Dados
 

Lançado no início de março do ano passado, foram realizadas 27 edições do Bem Mulher em 2009. Um total de 12.513 cidadãs de 26 municípios e do Presídio Feminino de Aracaju foram beneficiadas pelo programa. Dentre os exames realizados, 10.615 mulheres fizeram o exame citopatológico, sendo que 225 tiveram algum tipo de alteração. Outras 2.970 pessoas se submeteram exame que detecta o vírus do HIV.
 
Com relação à prevenção do câncer de mama, 6.481 realizaram o exame clínico de mama, 903 foram encaminhadas para o mastologista, 100 para realizar a ultrassonografia mamária e 442 para a mamografia. Também foram feitos 458 encaminhamentos para realização da laqueadura tubária, 307 para a colposcopia e 210 optaram pela inserção do DIU.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.