[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os servidores da Secretaria da Administração (Sead) participaram nesta quinta-feira, 8, de mais uma etapa do projeto ‘Administrando com Saúde’. O tema deste terceiro módulo do projeto, realizado no auditório da Sead, foi o tabagismo e o alcoolismo. O projeto ‘Administrando com Saúde’ é uma realização da Superintendência Geral de Recursos Humanos da Sead, em parceria com a Perícia Médica do Estado e o Ipesaúde. O objetivo é estimular o cuidado com a saúde por parte dos servidores estaduais.

"A valorização dos servidores, com a orientação e estímulo à conscientização de que hábitos saudáveis podem prevenir doenças e gerar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é essencial. Essa é também uma das preocupações do governo Marcelo Déda", afirmou o secretário de Administração, Jorge Alberto.

Durante a manhã, médicos, enfermeiros e especialistas se reuniram no auditório da Sead para tirar dúvidas e orientar os servidores. Uma das palestrantes, a médica do trabalho Nadja Silva Magalhães, disse que o alcoolismo é o maior causador dos acidentes do trabalho, de faltas freqüentes do funcionário e da aposentadoria precoce. "Diante disso, comecei a atuar cada vez mais na prevenção e a fazer parte da Associação Resgate de Sergipe, que montou o Projeto Resgate", disse ela.

Durante sua palestra, a médica registrou que o hábito de fumar é um vício como qualquer outro e necessita de ajuda externa para seu abandono. "Reconhecer o problema e adotar um método para resolvê-lo exige muita disposição e consciência", enfatizou.

O servidor público Davi Souza Pinto, 45, fumante há 10 anos, afirma que já tentou parar de fumar duas vezes. "É muito difícil lidar com o vício e o hábito de ter o cigarro em mãos. Depois de fracassar em duas tentativas, reconheci minha dificuldade e cheguei à conclusão que preciso recorrer a um grupo de apoio. Hoje no Administrando com Saúde eu conheci o projeto Resgate e estou otimista. Acredito que agora vai", disse ele.

O ‘Administrando com Saúde’, que propõe a realização mensal de atividades que estimulem o cuidado com a saúde, teve inicio no mês de setembro. Na oportunidade, o tema abordado foi hipertensão arterial. Em outubro, o tema foi diabetes e no mês de dezembro será a vez de discutir a depressão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.