[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal (Covisa) visitou na manhã de hoje, 30, algumas drogarias do município e constatou que boa parte delas estava em desacordo com a Resolução 328/98, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Oito, das doze drogarias visitadas, foram autuadas por utilizarem um equipamento de verificação da pressão que não é validado pela Anvisa, por não ser considerado equipamento de saúde.

O equipamento referido é o Multifuncion K2-B. São máquinas que funcionam como uma balança, mas que além de permitir a própria pessoa medir o seu índice de massa corpórea, também medem a pressão arterial. De acordo com a gerente de Medicamentos da Covisa, Renata Cláudio, as drogarias foram autuadas por estarem em desacordo com a legislação, na medida em que utilizavam um equipamento que não pode ser considerado adequado para saúde, que não tem registro na Anvisa e que induz à automedicação.

“Nós ouvimos do gerente de uma dessas drogarias que ele mesmo não confiava no diagnóstico da máquina”, comenta Renata Cláudio, lembrando que o equipamento é impreciso no resultado.

A Vigilância Municipal visitou 12 drogarias, das quais oito foram autuadas por utilizarem o Multifuncion K2-B. De acordo com Renata, as visitas da Covisa devem prosseguir durante a semana, já que em Aracaju são quase 200 drogarias cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.