[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Polícia Militar, apresentou à imprensa na manhã desta quinta-feira, 31, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, o Plano de Segurança para os festejos juninos da capital e do interior do Estado. O plano privilegiou as cidades que vão abrigar grandes eventos. A estimativa é que sejam empregados 3,5 mil policiais militares de diversas unidades da Corporação. O trabalho começa nesta quinta-feira em Areia Branca e no Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, e segue até o dia 30 de junho.

Segundo o secretário Kércio Pinto, a segurança dos festejos juninos será feita de forma integrada, com participação das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e de militares do Corpo de Bombeiros. Kércio acrescentou que todos os policiais que se deslocarem de seu local trabalho receberão diárias. "Tenho plena convicção de que o trabalho de prevenção no local dos eventos, aliado ao policiamento normal vai nos trazer bons resultados", declarou o secretário, ao apontar o planejamento operacional bem sucedido durante o Carnaval e o Pré-Caju 2007.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel José Péricles de Menezes, as escalas de serviço serão adequadas para não prejudicar o policiamento normal. Segundo o planejamento, serão empregados na primeira fase do Arraiá do Povo, que vai de 1º a 14 de junho, um efetivo de 150 policiais na região específica da festa. Nas áreas periféricas será utilizado um efetivo da Cavalaria, da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), da Companhia de Radiopatrulha e Pelotão de Polícia Ambiental. Os estacionamentos em torno do Arraiá serão bloqueados a partir das 17 horas. O trânsito da avenida Santos Dumont não será modificado.

Na segunda fase do Arraiá do Povo, o efetivo será reduzido e as atenções da segurança pública se voltam para o Forró Caju, que acontece na Praça dos Mercados de 15 a 29 de junho. Para esse evento, a PM vai disponibilizar 200 policiais para a área específica da festa, sem contar o policiamento periférico. O efetivo necessário para garantir a segurança do São João 2007 em Aracaju será de responsabilidade do Comando Policiamento Militar da Capital (CPMC).

Policiamento no interior

Já no interior, a distribuição do efetivo será de responsabilidade do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), que terá atenção especial aos municípios de Areia Branca, Estância, Rosário do Catete, Muribeca, Itabaiana, Capela, Cristinápolis, Itaporanga D’Ajuda, Umbaúba e Canindé do São Francisco, sobretudo, no próximo dia 10 de junho durante a passagem da tocha dos Jogos Pan-americanos pela cidade.

Segundo o subcomandante do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), tenente-coronel Eliezer Santana, estarão na ativa diariamente, nos grandes eventos do interior, 125 policiais militares e nos festejos de pequeno e médio porte, 60 militares. "O plano de segurança do interior obedece a critérios particulares, respeitando as especificidades de cada município".

Postos de Comando

Todo o esquema de segurança da Polícia Militar será controlado por oficiais devidamente escalados em um posto de comando montado no local do evento. Nos eventos será também estabelecida uma sala de triagem, de distribuição de materiais, apoio logístico, cabine de desarmamento, controle dos portões de acesso do público, saídas de emergência, entre outros. Em caso de prisão, o infrator ficará detido em uma cela montada nos locais dos eventos, mas se o crime for de maior potencial ofensivo, o preso será enviado à delegacia do município.

Estarão envolvidos nas atividades desde o 1º ao 8º Batalhão de Policiamento Comunitário, Batalhão de Choque, Batalhão de Guarda, Batalhão Patrimonial, Companhia de Radiopatrulha, Companhia de Trânsito, Companhia Rodoviária, Companhia Escolar, além de outras unidades comunitárias e especializadas da PM.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.