[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em reunião na manhã de hoje, 29, representantes da Defesa Civil e diversos órgãos envolvidos no processo de implantação do Plano de Evacuação da Comunidade Pólo de Atalaia (PEC) definiram os últimos detalhes do simulado a ser realizado amanhã, 30, a partir das 15 horas. Na oportunidade foram apresentadas as três hipóteses de acidentais que podem provocar danos à área externa, resultantes de explosões ou incêndios envolvendo as esferas da Petrobras no Tecarmo.

“A realização de um simulado nos possibilitará verificar de que maneira se dará a atuação dos diversos órgãos na ocorrência de uma situação real. Para isso, serão definidos avaliadores e observadores que acompanharão determinadas equipes de atuação, a exemplo do SAMU, para saber o desenvolvimento de suas ações no atendimento médico”, declara Sebastião Andrelino, consultor da Petrobras.

Após o acionamento de alerta deflagrado pela Petrobras, os órgãos solicitados irão atuar em suas respectivas áreas para o controle da situação catastrófica. As ruas Melício Machado, Santa Tereza D’ávila, rota de segurança entre os conjuntos Beira Mar e Santa Tereza e a rua localizada após a entrada do Hotel Parque dos Coqueiros serão bloqueadas pelas CPRV, Ceptran e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para o desenvolvimento das atividades de resgate.

“A comunidade também estará presente, participando, contribuindo com o processo de implantação do plano. Ela já foi capacitada nas formas de atuar em caso de emergência, para que todos estejam realmente preparados no caso da deflagração de uma situação real. Só com o simulado poderemos incorporar melhorias advindas da vivência prática”, declara Robert Theobald, gerente de segurança, meio-ambiente e saúde da Petrobras.

Além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) e SMTT, também estão envolvidas no PEC, as secretarias municipais de Assistência Social (Semasc) e Comunicação (Secom). Para a divulgação de informações unificadas referentes ao acidente, será disponibilizada uma sala de imprensa à Secom, no aeroporto Santa Maria, para a atuação de sua equipe de repórteres.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.