[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Levar cidadania e os serviços da administração estadual a todos os sergipanos. Foi com essa premissa que a 19ª edição da caravana da cidadania ‘Sergipe de todos’, iniciativa do Governo de Sergipe e coordenada pelo Gabinete da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, desembarcou neste sábado, 29,  no bairro Santa Maria, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju. O evento aconteceu em frente à Escola Vitória de Santa Maria, onde milhares de pessoas tiveram à disposição uma série de serviços e informações de secretarias, órgãos da administração estadual e entidades parceiras.

Desde o início da manhã a população local teve acesso a uma série de serviços gratuitos, como a emissão de carteiras de Identidade, Trabalho e CPF; além de certidões de nascimento e segundas vias de certidões de casamento e óbito; exames de hipertensão e diabetes, oficina de bijuteria e biscuit, cadastramento no Bolsa Família e cadastro para alfabetização de jovens e adultos, entre outros.

Tirar a Carteira de Identidade ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) para alguns sergipanos é um processo simples e, às vezes, pouco relevante. Mas para a dona de casa Elem Jesus de Almeida, de 39 anos, é uma questão de sobrevivência. Prestes a entrar no mercado de trabalho, ela não perdeu tempo: foi até o estande da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) dar entrada na sua Carteira de Identidade. “Estava precisando tirar a carteira para conseguir emprego. O ‘Sergipe de Todos’ facilitou a minha vida. Esse programa do Governo veio numa boa hora”, elogiou sorridente.

No estande da Defensoria Pública,  José Domingos, 44, aproveitou para pedir auxílio num problema judicial. “É uma felicidade não sair do meu bairro para resolver problemas lá no centro da cidade. Esse evento do Governo é muito esperado. Espero solucionar os problemas”, disse.

Já no estande do Banco do Estado de Sergipe (Banese), um dos mais procurados, a satisfação em abrir uma conta corrente pertinho de casa é plena. “Resolvi abrir uma conta. Aproveito que o Governo trouxe de graça pra gente, porque dinheiro hoje está difícil para passagem. Está valendo a pena”, ressaltou Josefina Silva, de 40 anos.

Edilma Silvia Vitória, 21, foi até o estande da Secretaria de Saúde para ensinar as filhas Elem e Jenifer a escovar melhor os dentes. “Trouxe minhas filhas para que elas escovem os dentes melhor, quanto mais informações melhor. Com essa barraquinha da saúde aqui na minha comunidade decidi fazer o exame de glicose também”, destacou.

Edições anteriores

‘O Sergipe de Todos’ já passou por Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana, Simão Dias, Ribeirópolis, Pirambu, Boquim, Nossa Senhora do Socorro, Itabi, Poço Redondo, Pacatuba, Estância, Tobias Barreto, Capela, Carira, Aquidabã, São Cristóvão e Nossa Senhora das Dores. Várias entidades são parceiras da iniciativa, a exemplo da Caixa Econômica Federal, Banese, Fecomércio (através do Sesc e do Senac), Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público Estadual, Incra, INSS e a empresa de telefonia Oi.

Desde que foi concebido, o número total de assistências do projeto, em todas as edições realizadas, se aproxima da marca dos 500 mil. A maior parte desse número foi obtida nas nove edições de 2009, que atingiram 300 mil atendimentos em municípios de diversas regiões de Sergipe. O ‘Sergipe de Todos’ prova, desde a sua primeira edição, ser um programa de responsabilidade social para o povo sergipano, levando  serviços essenciais e de qualidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.