[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os visitantes da III Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec) puderam conhecer um dos maiores produtos tecnológicos do Estado de Sergipe que já está em fase de conclusão. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), apresentou na feira a Base Cartográfica do Estado de Sergipe trazendo uma amostra da ampliação da base cartográfica na escala 1:10.000 com curvas de nível de cinco metros para os municípios, assim como na escala 1:2.000 com curvas de nível de um metro para as áreas urbanizadas em terceira dimensão, visando o planejamento e a execução de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão falou sobre o diferencial da abordagem da Base Cartográfica de Sergipe em 3D. “Tenho certeza que todo mundo vai vibrar em poder ver um fragmento do Estado de Sergipe em terceira dimensão, é uma coisa muito lúdica, muito legal e de muita importância técnica”. Oliveira Júnior destacou ainda os avanços tecnológicos que os técnicos do Governo vem alcançando com ferramentas de cartografia. “Me sinto orgulhoso de ser sergipano e de estar vendo a capacidade de técnicos do serviço público oferecendo um serviço tão avançado”, acrescentou.

“Sergipe é o estado pioneiro no Brasil na execução deste projeto, com a iniciativa do governo estadual de trazer para si a possibilidade de mapear todo o Estado utilizando a técnica da fotogrametria isso representa inúmeras possibilidades de aplicação”, explica o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Walter Uchoa.
 
Com o uso dessa geotecnologia as secretarias terão mais facilidade para direcionar investimentos e injetar recursos nos programas e projetos do Governo.  “Todas as secretarias poderão se subsidiar com esses dados. Exemplo: a Secretaria de Infraestrutura poderá saber suas principais demandas, a Secretaria de Saúde pode utilizar o mapeamento para permitir melhores acessos do Samu a um hospital, como também poder visualizar focos da dengue, facilitando assim as ações e investimentos do Estado”, aduziu Uchoa.
 
Quem visitou o espaço da Seplag visualizou em 3D as fotografias aéreas do mapeamento do Estado, o sistema interativo com algumas sedes municipais para manuseio do publico e o vídeo institucional explicando sobre a Base Cartográfica e suas aplicações.

O empresário e promotor da Fitec, Alexandre Porto, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “O Governo sempre tem sido um parceiro efetivo da Fitec e tem a proposta de trazer novidades seja em indústria, seja em inovações tecnológicas. A presença da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão apresentando o novo mapa do Estado de Sergipe é interessante porque apresenta para a sociedade aquilo que existe de mais moderno, de mais inovação, sem dúvida alguma vai ser uma fonte de informação muito útil e proveitosa seja para população, para o empresário, seja para o investidor que pensa em trazer negócios para Sergipe”, avaliou Porto.

Fitec

Mais de 60 expositores, sendo 80% da indústria, fizeram desta a melhor edição do maior evento do setor industrial sergipano. A Feira trouxe aos visitantes uma amostra da diversidade de tudo o que é produzido em Sergipe. Empresas do ramo de calçados, fardamento, da linha têxtil, de alimentos, bebidas, aço, inox, móveis residenciais, coorporativos e escolares, cerâmica, celulose, papel chuveiros e torneiras, cosméticos, colchões e estofados, entre outras, estarão expondo sua linha de produtos para os visitantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.