[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro das atividades de promoção da cidadania executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão as Oficinas de Arte-educação, que visam desenvolver atividades sócio-educacionais com crianças e adolescentes aproveitando o talento natural de cada uma delas. Dentro desta perspectiva, a Semasc já descobriu vários tipos diferentes de talentos nas oficinas de artes plásticas, teatro, música e dança, oferecidas pela Semasc como parte das atividades dos programas sociais voltados para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Acássia dos Anjos, de 18 anos, é um exemplo desses talentos. A jovem, que descobriu o teatro nas Oficinas de Arte-educação do Programa Agente Jovem, hoje se prepara para fazer desta oportunidade a sua profissão. “Eu mudei minha maneira de pensar e de ver o mundo quando comecei a ter aulas de teatro nas Oficinas da Semasc. O teatro me ajudou a vencer as minhas limitações e os meus tabus”, relata Acássia. Para a jovem, as aulas na Oficina de Teatro se tornaram algo além de um espaço no qual ela pudesse se expressar. Ela revela que o teatro é uma ferramenta de conscientização da população e um espaço de reflexão.

Durante o tempo em que permaneceu no Programa Agente Jovem, Acássia participou de 30 Skets (pequenas cenas teatrais) e quatro espetáculos, sendo o último deles o “SUAS – Tempo de Construção”, espetáculo que contextualiza o Sistema Único de Assistência Social. “Eu descobri, através do teatro, como vencer meus desafios em casa. A fazer com que meus pais me aceitassem e aprendi também a ter autonomia e auto-estima”, desabafa a jovem que hoje faz o Curso Livre de Monitoria, criado pela Semasc para formar arte-educadores com especialização em Teatro, Dança e Música.

Além de Acássia, outros 24 jovens egressos do Programa Agente Jovem participam hoje do Curso Livre de Monitoria, oferecido pela Semasc dentro do programa Jovem Aprendiz, executado pela Semasc na perspectiva de proporcionar profissionalização destes jovens e viabilizar sua inserção no mercado de trabalho, habilitando-os como arte-educadores. “Este curso é uma continuação de tudo que aprendi no Programa Agente Jovem. Só que agora eu faço na prática o que antes era teoria. Ou seja, além de aprender sobre o teatro e aprender a atuar, aprendo também a ensinar e a trabalhar com adolescentes”, revela a jovem.

Em dezembro deste ano, Acássia, que participa da primeira turma de Monitoria, se forma e se prepara para participar do exame do Sindicado dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Sated), para obter a carteira profissional de atriz. “Estou muito ansiosa e nós estamos estudando muito para podermos passar pela banca examinadora e conseguirmos a nossa carteira profissional. Esse vai ser mais um passo para a minha profissionalização porque eu pretendo fazer do teatro um meio de vida”, revela a jovem, que já está envolvida em outros projetos artísticos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.