[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) levou ao município de São Cristóvão nesta sexta-feira, 30, diversas ações e serviços que buscam incluir socialmente as comunidades em risco e vulnerabilidade. A atividade fez parte da 17ª edição do ‘Sergipe de Todos’, quando também foram entregues certificados dos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pela Secretaria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

De acordo com a representante do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, Eudete Argentina Cintra, os cursos de bolos e tortas, doces e salgados, além de textura de paredes, instalador elétrico, manicura e pedicuro, manipulação de alimentos, dentre outros, aconteceram entre agosto e dezembro de 2009 e beneficiaram, ao todo, 1.940 pessoas em 60 cidades sergipanas. “Hoje estamos entregando 40 certificados para os cursos de agente de limpeza e colorimetria. Na prática, eles representam a possibilidade de uma nova profissão aos cidadãos em vulnerabilidade social”, ressaltou a técnica.

As marisqueiras Kelly Santos, 28 anos, e Edileide Batista, 38, receberam nesta sexta os seus certificados das mãos do governador Marcelo Déda. “Com esse curso já iniciei a distribuição do meu currículo e espero que muitas oportunidades de trabalho apareçam”, disse Kelly, que concluiu o curso de Agente de Limpeza. Já para Edileide Santos, a qualificação em colorimetria vai ajudá-la a se aperfeiçoar no curso de cabeleireira. “Aprendi muitas técnicas que poderei usar quando concluir meu curso”, comemorou.

Na avaliação da secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, o ‘Sergipe de Todos’ é um dos principais programas de inclusão cidadã desenvolvidos pelo Estado. “É muito gratificante ver que podemos levar à população uma grande parte dos serviços a que ela tem direito, além de muitas informações. Conhecimento é poder e somente com ele formamos verdadeiros cidadãos”, frisou.

Assistência

No estande da Seides no Sergipe de Todos os cidadãos sancristovenses tiveram acesso aos serviços e informações sobre programas como o Bolsa Família e o de Segurança Alimentar e Nutricional, e fizeram sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ação realizada em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão.

A dona de casa Daniele Farias foi fazer o cadastro dos três filhos no programa Bolsa Família. “Essa iniciativa do Governo do Estado em trazer os serviços até os municípios é importante porque dá a oportunidade de as pessoas mais necessitadas, aquelas que não têm condições de se deslocar, realizar o cadastro”, disse, salientando que com o dinheiro do benefício pretende investir na educação das crianças.

A Seides levou ainda a São Cristóvão informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem Adolescente, Estatuto do Idoso e folhetos sobre a Lei Maria da Penha, além de peças do artesanato genuinamente sergipano de diversos municípios, que são comercializadas permanenentemente no Centro de Cultura e Arte J. Inácio, na Orla de Atalaia.

Ainda como parte da programação a comunidade pode conhecer os benefícios do Fogão Solar, os meninos do ProJovem Adolescente dos bairros Roza Elze e Luiz Alves apresentaram um coral em homenagem aos músicos sergipanos e a peça teatral ‘Recital Dramático’, e o grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de São Cristóvão encantou a todos com a dança folclórica Reisado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.