[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“A responsabilidade dos Resíduos Sólidos é um compromisso de todos”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante o lançamento da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que este ano tem como tema os resíduos sólidos- uma das principais preocupações ambientais do Brasil após a aprovação da Lei 12.305/2010, que a instituiu. Bastante concorrido, o evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório da Codise.

“É um fórum para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações, bem como soluções para mitigar os impactos socioambientais causados pela geração do lixo e o melhoramento no seu processo de gestão”, ressaltou o secretário Genival Nunes na abertura do evento.

Segundo ele, as conferências – municipais, regionais e a estadual – que serão realizadas em Sergipe entre março e setembro deste ano vão promover a disseminação do conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema. Frisou que as conferências vão focar em três temas: Produção e Consumo Sustentáveis; Enfrentamento dos Impactos Ambientais; e Geração de Emprego e Renda.

Deixando claro que as conferências são cenários abertos, democráticos e fóruns que permitirão a participação da população nas discussões sobre a gestão dos resíduos sólidos, o secretário Genival Nunes salientou avanços na área dos Resíduos Sólidos no estado de Sergipe. Entre eles, a criação de quatro consórcios públicos de saneamento básico com o apoio da Semarh: o do Baixo São Francisco, contemplando 28 municípios; o do Agreste Central, composto por 22 municípios; o do Sul e Centro Sul, com 19 municípios e o da Grande Aracaju”.

O secretário explicou ainda que a criação desses consórcios obedece a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que pede o encerramento dos lixões do Brasil no ano de 2014.

 “Exatos R$ 3.543.139,30 estão sendo investidos nos quatro consórcios públicos do estado, parte dessa verba será destinada à capacitação de catadores. Com a efetivação dos consórcios, eles passarão a ser recicladores”, disse Genival, comemorando os avanços promovidos através da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que irradia o desenvolvimento sustentável e socioambiental do estado de Sergipe.

A Conferência

A 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente que ocorrerá em Aracaju no dia 19 de setembro deste ano está em consonância com a realização da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá no período de 24 a 27 de outubro em Brasília. Governo, empresas e sociedade civil deverão se engajar no processo de construção da conferência.

As conferências em Sergipe vão culminar com a eleição de 30 delegados que participarão da conferência nacional. De acordo com a superintendente em exercício de Educação Ambiental, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Vera Cardoso, a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe será coordenada e organizada pela instituição da COE.

Segundo ela, “a composição da COE é feita por membros do poder público e da sociedade civil organizada, seguindo as orientações do Ministério do Meio Ambiente, a fim de constituir um modelo de gestão participativa e democrática”, explicou Vera Cardoso enfatizando que serão selecionados, 16 integrantes da sociedade civil organizada e 18 integrantes do Poder Público.

Seguindo parâmetros das portarias assinadas, os candidatos a compor a comissão deverão preencher ficha de inscrição e termo de anuência que estão postados no site da secretaria.  Os documentos deverão ser entregues na própria sede da Semarh até o dia 08 de março. Muitos dos participantes do evento já realizaram a inscrição de seleção.

Participação

Participaram do lançamento das conferências de Meio Ambiente/Resíduos Sólidos o superintendente do Ibama, Manoel Rezende e os prefeitos Antônio Fernandes (Monte Alegre), José Américo (Própria), Moises Filho (Aquidabã), Agripino Santos (Areia Branca),  Jean Carlos (Boquim);  Diogo Menezes (Carira), Gervásio Celestino (Siriri), Claudionor Vieira (Cedro de São João), Marcos Antônio Costa (Moita Bonita) e Jefferson Santos(Maruim). Além de representantes de mais de 30 municípios e de instituições como Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Codevasf.

Ainda estiveram presentes ao lançamento das conferências, representantes de 31 instituições de Organização não Governamental; dez instituições do segmento Empresas e dez instituições governamentais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.