[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão entregando esta semana o resultado dos exames realizados pelas internas do Presídio Feminino de Aracaju. Em setembro deste ano, o CTA Itinerante visitou o presídio e coletou sangue das detentas. O objetivo foi detectar doenças como Sífilis, HIV/Aids e Hepatites B e C.

“A entrega é feita individualmente e nós destacamos também a importância de elas repetirem os exames quando os mesmos não abrangem seus riscos. O exame realizado agora em setembro não detecta a doença quando a pessoa teve uma situação de risco até junho deste ano, por isso, esta pessoa deve repetir o exame”, disse a enfermeira do CTA, Lídia Gomes da Silva.

Com este trabalho, além de promover o cuidado com a saúde feminina no presídio e de seu parceiro, a Prefeitura de Aracaju acaba quebrando a cadeia de transmissão de doenças. Como se trata de um local fechado em que elas recebem visitas íntimas ou fazem este tipo de visita em outros presídios, se não estiverem com proteção, acabam disseminando Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou até mesmo o HIV.

Coleta

Em setembro deste ano, as profissionais da SMS realizaram o aconselhamento coletivo e individual das internas. Na ocasião, foram passadas informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, higiene feminina, uso do preservativo, cuidados para evitar doenças como Sífilis, HIV/Aids e Hepatite B e C.

Após o aconselhamento, foi realizada a coleta de sangue que foi encaminhada para exame no CTA, localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) no bairro Siqueira Campos. Caso a interna seja portadora de alguma patologia, a Prefeitura providencia o tratamento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.