CONHEÇA NOSSA LOJA!
Projeto Verão incentiva prática de atividades esportivas para Portadores de Necessidades Especiais

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nem mesmo a chuva que caiu na tarde de ontem, 29, foi suficiente para acabar com a animação dos participantes das “Atividades Esportivas para Portadores de Necessidades Especiais”. Essa iniciativa fez parte da programação do Projeto Verão 2004, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Várias instituições como Projeto Luz do Sol, de Nossa Senhora da Glória; APADA; CAPS, do bairro Siqueira Campos; APAE; Rosa Azul; 11 de Agosto; Renovar; Jeorge Bornhousen; NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico; Venúzia Franco, de Nossa Senhora do Socorro; além de orfanatos como: Caçula Barreto, mantido pela prefeitura e Instituto Lourival Fontes, participaram do projeto. Sob a orientação de coordenadores, professores, grupo de apoio e representantes de cada entidade, crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiências físicas e mentais, puderam usufruir de um dia de lazer diferente.

As atividades ocorreram das 9 às 17 horas e envolveram várias modalidades na arena montada na praia de Atalaia. Cerca de 400 participantes puderam desfrutar das brincadeiras como cabo de guerra e queimado, jogos de vôlei e futebol, além da oficina de pipa que também fez parte da programação de ontem. Todos os integrantes, devidamente fardados, podiam participar de todas as modalidades, recebendo medalhas de participação ao final das apresentações. A distribuição do lanche, da água e o transporte também ficaram por conta da Funcaju.

Segundo Nadja Guimarães Pinto, uma das coordenadoras do projeto, esse tipo de evento é muito importante para a saúde, além de elevar a auto-estima dessas pessoas. “Para os portadores de necessidades educativas especiais, esse tipo de projeto é um incentivo a prática esportiva, bem como a inclusão social. A atividade física, esportiva e recreativa ajuda a sair do sedentarismo”.

Animação

A presença e participação da presidente da Funcaju, Tânia Soares, nas atividades do projeto do dia 29, marcou ainda mais o evento. Animadíssima, ela não parou um só instante e entrou na folia.

Também estavam entusiasmados os participantes das entidades e coordenadores, que eram uma só alegria. Sem preconceitos, todos se juntaram com um só objetivo: promover a interação e a inclusão social.

Rogério e Flávio Viana (17), integrantes da Rosa Azul, se sentiram muito alegres em participar de um evento como esse. “É bom para fazer ginástica. Mas eu gostei mais de jogar queimado”, disse Rogério. “Conheci pessoas de outras instituições, como APAE, APADA”, acrescentou Flávio.

O Projeto Verão acontece na Atalaia até amanhã. Hoje, 30, a partir das 17 horas acontecem apresentações culturais no centro histórico de Aracaju e logo mais à noite a festa fica por conta das bandas Karne Crua, War Lord, Thandala, Andraus e Mauá na orla da Atalaia, próximo ao posto dos Bombeiros.

Para encerrar a programação do projeto, o dia 31 começa mais cedo, com atividades esportivas a partir das 8 da manhã até às 18h. À noite, os shows ficam por conta das bandas Snooze, Ira e Reação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados