Tendo como objeto de estudo os elementos do discurso publicitário presentes nas publicações de Marcelo Déda no Twitter, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 27, o exame de qualificação do trabalho de mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da publicitária Carolina Bueno Rodrigues. Com o título “Da retórica ao retweet: os elementos publicitários aplicados nos discursos do ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda, publicados no twitter”, o projeto foi aprovado e agora está em fase de finalização. A previsão inicial é que a defesa final ocorra em janeiro de 2016. O projeto, que tem como orientador o professor Matheus Pereira Mattos Felizola, passou pela avaliação das professoras Maria Emília de Rodart de Aguiar Barreto Barros, da Universidade Federal de Sergipe, e Maria Ataíde Macher, da Universidade Federal do Pará, que participou por meio de teleconferência.

Para a realização do projeto foram coletados 8.871 tweets, postados entre maio de 2010 e novembro de 2013, e discursos de grande relevância como os realizados nos atos relativos à aprovação do Proinveste; Inauguração da Ponte Gilberto Amado; Abertura do Museu da Gente Sergipana; Reinauguração do Palácio-Museu Olímpio Campos; Posse em 2011 (reeleição de 2010); e Título da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial/Unesco. Foi realizado, ainda, um estudo biográfico do ex-governador para contextualizar seu perfil narrativo.

“Me sinto muito responsável em estar fazendo um trabalho inédito sobre o discurso de Marcelo Déda no twitter. Fico muito feliz porque acho que esse trabalho incentivará uma reflexão em relação à democratização da comunicação pública e, para mim, isso é muito importante tendo em vista que Marcelo Déda, a partir da rede social twitter, estimulava e possibilitava o acesso à informação e a liberdade de expressão das pessoas. Minha expectativa é que até a defesa sejam levantados novos dados e que esse trabalho seja realmente importante e que contribua na área de pesquisa de comunicação”, explicou a publicitária Carolina Bueno, que tem como questão norteadora do projeto a forma como o discurso de Marcelo Déda era produzido e divulgado na rede social Twitter, de modo a atrair um grande e diversificado público e promover uma ampla repercussão de idéias.

Dados – Os resultados preliminares do trabalho em desenvolvimento indicam que Marcelo Déda foi o terceiro governador nordestino com o maior número de seguidores (29 mil) no Twitter e o oitavo, do Brasil. Ainda hoje, está a frente em relação ao quantitativo de seguidores da própria página institucional do Governo de Sergipe no twitter. Quando deu início ao seu twitter, em 2010, mais da metade dos seus posts referiam-se à política e à divulgação de ações governamentais.Nesse período, Déda era candidato à reeleição ao cargo de chefe do executivo estadual, no qual saiu vitorioso. Em 2011, no primeiro ano como governador reeleito, a divulgação de ações governamentais aumentaram junto às postagens de temas diversos. Déda assumia um perfil humanizado na sua página do Twitter. No ano de 2012, houve uma grande repercussão das ações governamentais e, também, das postagens relacionadas à sua saúde, visto que foi neste ano que Déda iniciou seu tratamento quimioterápico contra o câncer. Em 2013, os assuntos pessoais com foco emocional ganharam mais visibilidade na sua página, especialmente porque foi o ano em que a sua doença agravou-se, resultando no seu falecimento.

Orientador do projeto, o professor Mateus Felizola, destacou a grande responsabilidade inerente ao trabalho. “Minha orientanda está tratando de uma das personalidades públicas mais relevantes do nosso tempo dentro da política. Não só na política, mas também na área midiática, com destaque para a internet, que tem sido objeto de estudo do nosso grupo nos últimos anos. É um grande desafio, sem dúvida. Primeiro pela pessoa que o Marcelo Déda era, a responsabilidade que ele tinha e toda a história política dele e, segundo, pela forma como ele interpretou os caminhos da política e como ele se expressava bem com seu público. Não era um político que se expressava bem apenas nos discursos convencionais, mas que conseguiu também adentrar na rede de forma muito interessante. Ora misturando a questão emocional, ora misturando o lado profissional, mas mantendo sempre um padrão no seu discurso. Então, tem sido bem interessante”.

A professora Maria Emília, uma das avaliadoras, também concorda que o projeto possui aspectos de grande relevância. “Observamos a importância para a academia, por estar trabalhando a interdisciplinaridade das áreas, no caso a comunicação, a análise de discurso e a retórica, e também em termos do objetivo empírico, que é de extrema importância, como nós podemos observar no discurso de Marcelo Déda e na sua perpetuação pós morte. Essa foi uma relação extremamente profunda com os sergipanos, principalmente no que diz respeito à preocupação que ele teve em permanecer na memória desse povo através do seu discurso. Acho um trabalho de extrema importância, inclusive por essa relação de admiração do povo com ele”.

Presente na apresentação, uma das filhas do ex-governador Marcelo Déda, Yasmin Barreto, também avaliou positivamente o projeto. “Representa mais um fruto das sementes que ele plantou. Acho que depois que ele faleceu esse é o primeiro projeto acadêmico que o tem como objeto de estudo e eu acredito que é o primeiro de muitos que ainda irão aparecer. Ainda há muitos dados a serem analisados e pesquisados. Sua trajetória é um objeto de pesquisa muito rico, que tem muitos aspectos, muitas nuances observadas e é emocionante ver uma pessoa como ele se tornar um objeto de estudo acadêmico”.

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