CONHEÇA NOSSA LOJA!
Projeto da Emdagro beneficia 400 agricultores familiares

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Projeto de Inseminação Artificial em bovinos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) está difundido e consolidado em todo o Estado de Sergipe, principalmente entre os agricultores familiares do Alto e Médio Sertão Sergipano.

O acesso a essa importante tecnologia pelo agricultor familiar está sendo possível graças a incentivos do Governo do Estado através da Emdagro, que tem tratado essa atividade como prioridade na bovinocultura de leite, desenvolvendo ações de assistência técnica, realizando treinamentos de inseminadores e capacitando em outras tecnologias.

Coube também a Emdagro a aquisição e distribuição de 20 kits de inseminação artificial para associações de pequenos produtores, beneficiando em torno de 400 famílias, que estão recebendo assistência dos técnicos da Empresa. Esses equipamentos, adquiridos com recursos de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),  foram entregues na forma de comodato, e não sendo utilizados pelas associações, a Emdagro realocará em outras associações interessadas.

Segundo o assessor de Pecuária da Emdagro, Carlos Augusto Pereira da Silva, os resultados alcançados no ano de 2010 demonstram o interesse e a importância da técnica da inseminação artificial para a pecuária de leite, principalmente para o agricultor familiar. No período de janeiro a dezembro de 2010 foram inseminadas um total de 755 matrizes em 95 propriedades do Alto e Médio Sertão Sergipano e nasceram, filhos  da inseminação , 473 animais de alto valor zootécnico, que irão contribuir ainda mais para o  melhoramento genético do nosso rebanho bovino leiteiro e como consequencia aumento da produtividade.

Carlos destaca ainda a evolução das atividades do projeto Inseminação Artificial nos últimos quatro anos, quando foram inseminadas 2.203 matrizes e nasceram 1.107 produtos de inseminação artificial. O técnico enfatiza que “o investimento em produtividade  tem sido uma alternativa mais vantajosa do que aumentar o rebanho. A concepção de vacas leiteiras via inseminação artificial,  permite ao pequeno agricultor familiar diminuir o número de vacas e até dobrar os rendimentos, sem a necessidade de agregar novas áreas.

Carlos Augusto lembra que a pecuária de leite e derivados é a mais importante atividade do Alto e Médio Sertão Sergipano, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, tendo um relevante papel na geração de empregos e renda para a população. A cadeia produtiva do leite gera uma dinâmica de negócios na localidade e sustenta um lastro econômico que resulta em maior poder de compra das famílias, refletindo diretamente no desenvolvimento local.
 
Processo de capacitação
 
Para capacitar os criadores, vaqueiros, técnicos e estudantes a Emdagro possui um Centro de Treinamento, localizado em Riachão do Dantas, com uma área aproximada de 50 hectares, além de 62 fêmeas bovinas destinadas a realização de aulas práticas. O centro conta com uma infraestrutura adequada de alojamento reunindo refeitório, dormitórios, auditório, sala de lazer e estudos, além de um curral com bretes para realização de práticas, proporcionando, assim, aos treinandos conforto e todas as  condições necessárias ao aprendizado.

Para realização desses cursos, a Emdagro conta com os veterinários Geraldo Tenório e Felisbelo Almeida, profissionais experientes e reconhecidos no setor agropecuário.  Todo início do ano a Empresa divulga através do seu site e dos escritórios locais um calendário de realização de cursos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados