[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste fim de ano a Aperipê TV preparou um presente especial para o público sergipano. A programação em comemoração ao Natal e ao Ano Novo prestigia o talento dos artistas de Sergipe e brinda os telespectadores com uma produção de excelente qualidade. No roteiro, o Auto de Natal, que apresenta espetáculo teatral gravado em Canindé do São Francisco; o registro da turnê do grupo Cataluzes em Portugal; um especial sobre o folclore de Lambe-Sujo e Caboclinhos; a exibição do longa Foliar Brasil, além das apresentações das Orquestras Sinfônica de Sergipe e Sanfônica de Aracaju e do show de virada de ano Som na Caixa, todo dedicado à música sergipana.

A semana começa com o Auto de Natal, no dia 24, a partir das 21 horas. O especial mostra a celebração do nascimento de Jesus Cristo, que na peça é chamado de Matheus e vive numa comunidade do sertão às margens do Rio São Francisco. Na peça, Cristo é representado já na fase adulta, e sua história é contada com ajuda de manifestações típicas da cultura popular brasileira, como reisado, violeiro, cantador, cavalhada e banda de pífanos.

O roteiro do programa é de Pascoal Maynard, apresentador do programa Expressão, da Aperipê TV, e a direção do espetáculo ficou a cargo do ator e produtor Tonhão, do Grupo Imbuaça. A peça teatral aconteceu ao ar livre na cidade de Canindé do São Francisco e foi representada por atores do próprio município e de Piranhas, cidade alagoana.

Na noite de Natal, 25, às 21h, o público sergipano assiste ao belíssimo do concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe com peças natalinas interpretadas na Catedral Metropolitana de Aracaju. A apresentação contou com participação do Coro Sinfônico, regido pelo maestro Daniel Freire, e solistas. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, os músicos executaram um programa com peças de Giuseppe Verdi, Ludwig Van Beethoven, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozaart, Franz Gruber.

Já no dia 26, no mesmo horário, a Aperipê TV exibe o especial Cataluzes, que mostra a turnê do grupo sergipano em Portugal. Com 25 anos de carreira e dois álbuns gravados, os artistas do Cataluzes levaram em seu repertório músicas consagradas, como Cheiro da Terra. O itinerário da trupe, que realizou seis shows em terras lusitanas, continha desde cidades da zona rural, a exemplo de Póvoa do Lisboa, Viseu e São Pedro do Sul, até a cidade de Torres Vedras, localizada a apenas 20 km de Lisboa.

Mais música no dia 27. Também às 21h é a vez da Orquestra Sanfônica de Aracaju apresentar esse instrumento característico do Nordeste entoando composições variadas. Captado digitalmente o concerto de sanfonas foi realizado na Colina de Santo Antônio especialmente para a Aperipê TV. Os 25 sanfoneiros, acompanhados por três percussionistas e um baixista, apresentaram canções como Lamento Sertanejo, Feira de Mangaio, Xodó, Tico-tico no Fubá, Asa Branca e até Wave, de Tom Jobim.

O cinema também marca presença na programação especial da Aperipê TV com o longa Foliar Brasil. Dia 28, às 21h, a produção dirigida por Carolina Paiva conta histórias de amor que têm como pano de fundo festas populares Brasil afora. Com cenas filmadas nos municípios de Aracaju, Estância, Canindé do São Francisco, Macambira e Laranjeiras, a história gravada em Sergipe é sobre o triângulo amoroso entre dois amigos apaixonados pela mesma mulher e mostra desde a movimentação em volta do Forró Caju até manifestações populares no interior do estado.

Enriquecendo o Natal da Aperipê TV, a tradicional Festa do Lambe-Sujo, de Laranjeiras, será mostrada ao público sergipano no dia 30, às 20 horas. Gravado em outubro deste ano, o especial mostra a encenação da história de luta entre os Lambe-Sujos e os Caboclinhos e a inevitável participação de quem assiste à celebração, considerada a maior manifestação de teatro espontâneo ao ar livre do mundo, e não sai ‘impune’ da batalha, mas sujo do melaço dos ‘lutadores’.
 
Para encerrar a programação de 2007 com um brinde a 2008, a Aperipê TV exibe o especial Som na Caixa, no dia 31, a partir das 23h40. Produção inédita no estado, o show da virada de ano traz a música de Sergipe para embalar o réveillon da família sergipana. A seleção dos artistas que fizeram a festa na caixa d’água do Centro de Criatividade representa a diversidade cultural do estado: Amorosa, Paulo Lobo, Irmão e Tom Robson, Ivan Reis, Naurêa, Xote Baião, Burundanga, Plástico Lunar, Mensagenegra e Patrícia Polayne.

Todos os programas serão reprisados para que ninguém perca a programação especial de Natal da Aperipê TV. Dia 25, às 19h, Auto de Natal; dia 29, às 20h30, Concerto da Orquestra Sanfônica de Aracaju; dia 30, às 19h, Concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe e, às 23h30, Foliar Brasil; dia 1º de janeiro, às 19h, Som na Caixa; dia 2, às 19h, Lambe-Sujo e Caboclinhos e dia 6, às 20h30, Cataluzes em Portugal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.