CONHEÇA NOSSA LOJA!
Prefeitura prepara projeto para resgatar identidade cultural da cidade

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O aniversário dos 150 anos de Aracaju vem sendo marcado por uma vasta programação festiva e também por boas e importantes novidades para a cidade. Entre as boas notícias está a elaboração de um projeto especial para o centro da capital sergipana, que consiste na recuperação de equipamentos urbanos, do sistema viário e também de prédios públicos históricos. O projeto está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) a pedido do prefeito Marcelo Déda.

A previsão é que o projeto seja concluído até o final do mês de maio, quando então será encaminhado ao Ministério das Cidades para avaliação e posterior liberação dos recursos financeiros necessários para execução das obras. “O projeto prevê a recuperação das quatro principais praças do centro (Olímpio Campos; Fausto Cardoso; Almirante Tamandaré e General Valadão), além da Rua da Frente que vai ganhar uma nova murada, bem semelhante à sua original. Esse mesmo trabalho será feito na iluminação dessa área para que possa resgatar sua verdadeira identidade histórica. “Será feito todo um trabalho de recuperação histórica, tendo como base fotos e publicações, visando resgatar símbolos do passado que fazem parte da referência histórica de nossa cidade”, afirma Lúcia Falcón, secretária Municipal de Planejamento (Seplan).

Também dentro desse projeto está a missão de resgatar o tradicional ‘Carrossel de Seu Tobias’, para que as crianças de hoje possam ter acesso a esse brinquedo que foi um grande marco na infância do passado. “Claro que não poderemos resgatar o mesmo carrossel, mas a intenção é trazer de volta essa brincadeira”, enfatiza a secretária. Conforme Lúcia Falcón, o projeto é simples, mas de grande impacto para a cidade. “É no Centro que se concentra as principais praças, o comércio mais antigo e também os prédios públicos do governo. É também no Centro que acontecem as manifestações políticas e acontecimentos históricos. Portanto, é muito importante a recuperação dessas áreas”, disse.

Do ponto de vista da cidade, o projeto-centro visa resgatar e consolidar a identidade cultural do povo de Aracaju. O projeto prevê a recuperação do sistema viário da avenida Rio Branco, conhecida como Rua Frente. “Esse trabalho já vem acontecendo, mediante a realização do recapeamento e nova sinalização. Também na Rua da Frente será feitas uma nova muralha com características do estilo neoclássico como antigamente”, explica a secretária de Planejamento.

De acordo com Lúcia Falcón já existem verbas no orçamento da União que foram disponibilizadas para a execução desse projeto. “Vários municípios brasileiros deverão entrar na disputa por essas verbas. O projeto já está sendo bastante disputado. A nossa expectativa é que o projeto que estamos elaborando seja aprovado pelo Ministério das Cidades”, disse a secretária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados