[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Equipes da Prefeitura de Aracaju foram acionadas na tarde de hoje e acompanharam a simulação de uma grande operação de resgate a vítimas num suposto acidente com uma esfera de gás da Petrobras na área do Tecarmo. A ação, coordenada pela Defesa Civil, integra o Plano de Evacuação da Comunidade Pólo de Atalaia (PEC).

Equipes da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Aracaju 192), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) ajudaram efetivamente no desenvolvimento das ações.

“A realização do simulado nos possibilitou verificar de que maneira se dará a atuação dos diversos órgãos na ocorrência de uma situação real”, disse Sebastião Andrelino, consultor da Petrobras. “O importante é que tudo ocorreu como definimos nas reuniões que antecederam o simulado. A partir de agora vamos apenas ajustar alguns pontos para tentar aperfeiçoar a ação conjunta”, declarou Adalberto Figueiredo, da Defesa Civil.

Após o acionamento de alerta deflagrado pela Petrobras, às 15h07, os órgãos solicitados começaram a atuar em suas respectivas áreas para o controle da situação catastrófica. As ruas Melício Machado, Santa Tereza D’ávila, rota de segurança entre os conjuntos Beira Mar e Santa Tereza e a rua localizada após a entrada do Hotel Parque dos Coqueiros foram bloqueadas pelas CPRV, Ceptran e SMTT, para o desenvolvimento das atividades de resgate. Todo o trabalho de atendimento foi feito num acampamento montado pelo Samu Aracaju na praça das Mães, no conjunto Santa Tereza.

A comunidade também participou, contribuindo com o processo de implantação do plano. Ela já havia sido capacitada nas formas de atuar em caso de emergência, para que todos estejam realmente preparados no caso da deflagração de uma situação real. “Só com o simulado poderemos incorporar melhorias advindas da vivência prática”, declara Robert Theobald, gerente de segurança, meio-ambiente e saúde da Petrobras.

Além dos órgãos da Prefeitura de Aracaju, o simulado contou com a participação do Exército, Marinha, Infraero, Corpo de Bombeiros e dezenas de voluntários da comunidade que ajudaram no andamento das ações na praça das Mães. O trabalho de resgate e atendimento a vítimas durou em média duas horas e meia e após a conclusão do simulado houve uma reunião de avaliação com os coordenadores no hotel Parque dos Coqueiros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.